-
Wolves, horses, bitches and other characters of gender violence in the work of Carolina Bianchi||Loups, chevaux, chiennes er autres personnages de violence de genre dans le travail de Carolina Bianchi||Lobos, cavalos, cadelas e outros personagens da violência de gênero no trabalho de Carolina Bianchi
- Voltar
Metadados
Descrição
This text analyzes the works of Carolina Bianchi, mainly LOBO (2018), O Tremor Magnífico (2020) and Trilogia Cadela Força – Capítulo I: A noiva e o Boa Noite Cinderela (2023). The article presents the artist, her most recent works and discusses how Bianchi brings into play the debate on gender violence, mainly through three thematic axes: the role of women in the History of Art, exploration of non-normative sexualities and the presence of non-humans in her works, which call for the debate about nature versus culture. It is dis-cussed how the artist articulates these elements on stage using strategies that seek to reveal tensions and contra-dictions, without presenting a resolution, but present an investigation of language and encourage critical and lively reflection.||Ce texte analyse les œuvres de Carolina Bianchi, principalement LOBO (2018), Le Magnifique Tremblement (2020) et Cadela Força Trilogie – Chapitre I: La mariée et la Bonne Nuit Cendrillon (2023). L’article présente l’artiste, ses œuvres les plus récentes et discute de la manière dont Bianchi met en jeu le débat sur les violences de genre, principalement à travers trois axes thématiques: le rôle des femmes dans l’histoire de l’art, l’exploration des sexualités non normatives et la présence d’êtres non humains dans ses œuvres, qui appellent au débat nature contre culture. Il est question de la manière dont l’artiste articule ces éléments sur scène en utilisant des stratégies qui cherchent à révéler les tensions et les contradictions, sans présenter de résolution, mais qui révèlent une langage et encouragent une réflexion critique et vivante.||Este texto analisa os trabalhos de Carolina Bianchi, principalmente LOBO (2018), O Tremor Magnífico (2020) e Trilogia Cadela Força – Capítulo I: A noiva e o Boa Noite Cinderela (2023). O artigo apre-senta a artista, seus trabalhos mais recentes e discute como Bianchi coloca em cena o debate da violência de gênero, através principalmente de três eixos temáticos: o papel das mulheres na história da arte, exploração de sexualidades não-normativas e presença de seres não humanos em suas obras, que convocam o debate sobre natureza versus cultura. Discute-se como a artista articula esses elementos em cena a partir de estratégias que buscam escancarar tensões e contradições, sem apresentar uma resolução, mas em uma investigação de lingua-gem que fomenta uma reflexão crítica e viva.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dalgalarrondo, Luisa
Data
9 de junho de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Presença | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 14 No. 3 (2024): Jul./Set. 2024 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 14 No. 3 (2024): Jul./Set. 2024 | Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 14 No 3 (2024): Jul./Set. 2024 | Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 14 n. 3 (2024): Jul./Set. 2024 | 2237-2660
Assuntos
Teatro Contemporâneo | Violência de Gênero | Teatro Feminista | História da Arte | Natureza e Cultura | Théâtre Contemporain | Violence de Genre | Théâtre Féministe | Histoire de l'Art | Nature et Culture | Contemporary Theater | Gender Violence | Feminist Theater | History of Art | Nature and Culture
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion