-
Organizational aspects of teaching practice in Physical Education in Icoense schools in the beginning of the 1990’s|| Aspectos organizativos de la práctica docente en Educación Física en las escuelas Icoenses a principios de la década de los 90||Aspectos organizacionais da prática docente em Educação Física nas escolas Icoenses no início da década de 1990
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this study was to understand the organizational aspects of the teaching practice of Physical Education in icoenses schools, in the beginning of the 1990s. For this, a research with a qualitative approach was carried out, with an approximation of the historiographical perspective of the history of the present, using of hybrid oral history. The written documentary sources used were the educational guidelines from the early years of the 1990s and the oral sources came from the reports of one male teacher and three female teachers who taught the mentioned discipline at that time, at Colégio Senhor do Bonfim and Escola Ana Vieira Pinheiro in the municipality of Icó, state of Ceará, Brazil. The main findings were that there was an offer of Physical Education practice both in the shift in which the student was regularly matriculated, and in the after shift, and the classes were formed in a mixed way and by grade, although, at the time of practice, there was a separation of the class by sex to carry out the activities.||Este estudio tuvo como objetivo comprender los aspectos organizativos de la práctica docente de la Educación Física en escuelas icoenses, a principios de la década de 1990. Para eso, se realizó una investigación con abordaje cualitativo, con una aproximación a la perspectiva historiográfica de la historia del tiempo presente, valiéndose de la historia oral híbrida. Las fuentes documentales escritas utilizadas fueron las orientaciones educativas de los primeros años de la década de 1990 y las fuentes orales provinieron de los relatos de un profesor y tres profesoras que enseñaban dicha disciplina en esa época, en el Colégio Senhor do Bonfim y en la Escola Ana Vieira Pinheiro, en el municipio de Icó, estado de Ceará, Brasil. Los principales hallazgos fueron que existía una oferta de práctica de Educación Física tanto en el turno en el que el alumno estaba regularmente matriculado, como en el turno posterior, y las clases se formaban de forma mixta y por grado, aunque, en el momento de la práctica, hubo una separación de la clase por sexo para la realización de las actividades.||O objetivo deste estudo foi compreender os aspectos organizacionais da prática docente de Educação Física em escolas icoenses, no início da década de 1990. Para isso, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com aproximação da perspectiva historiográfica da história de tempo presente, utilizando-se da história oral híbrida. As fontes documentais escritas utilizadas foram as diretrizes educacionais dos anos iniciais da década de 1990 e as fontes orais foram provindas dos relatos de um professor e três professoras que lecionaram a referida disciplina nessa época, no Colégio Senhor do Bonfim e na Escola Ana Vieira Pinheiro, em Icó (CE), Brasil. As principais constatações foram que havia oferta da prática da Educação Física tanto no turno em que o aluno estava regularmente matriculado, quanto no contraturno, sendo que as turmas eram formadas de maneira mista e por seriação, embora, no momento da prática ocorresse a separação da turma por sexo para realização das atividades.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Paulo Rogério de | Nóbrega-Therrien, Silvia Maria
Data
27 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/19717 | 10.14210/contrapontos.v24n1.p19-34
Idioma
Editor
Direitos autorais
Fonte
Revista Contrapontos; Vol. 24 No. 1 (2024); 19-34 | Revista Contrapontos; v. 24 n. 1 (2024); 19-34 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Aspectos Organizacionais | Educação Física | Prática | Professor. | Organizational Aspects | Physical Education | Practice | Teacher. | Aspectos Organizativos | Educación Física | Práctica | Profesor.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion