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BENCHMARKING DAS MELHORES PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E INOVAÇÃO PARA O CURSO DE ENGENHARIA||BENCHMARKING OF BEST PRACTICES IN ENTERPRENEURIAL EDUCATION AND INNOVATION FOR THE ENGINEERING COURSE
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Metadados
Descrição
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo de benchmarking, em universidades selecionadas, das melhores práticas do ensino de Empreendedorismo e Inovação para serem aplicadas ao curso de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), visando a criação de um ecossistema dessas áreas na instituição. O estudo envolveu as duas primeiras universidades estrangeiras e as duas nacionais segundo o QS World University Rankings, de 2020, e uma outra universidade estrangeira na qual um dos autores realizou intercâmbio, pois esta possui similar desempenho às instituições brasileiras segundo o ranque citado. A metodologia desse projeto de pesquisa consistiu em estudo quantitativo e qualitativo, realizado a partir de análise teórica, documental e de estudo de campo exploratório. Investigou-se também os espaços físicos voltados à inovação nessas universidades, muitos desses possuem uma importante interação com as disciplinas de Empreendedorismo e Inovação dessas instituições. Por isso, é apresentada além da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, uma proposta de um espaço de coworking para UERJ. O resultado esperado é uma maior troca de valores entre sociedade, universidade e empresas, desenvolvendo startups e fortalecendo o ecossistema de inovação.||This article presents the main results from a benchmarking study concerning the best practices for the education of Entrepreneurship and Innovation for the Engineering course, aiming at the creation of an ecosystem of these fields at the Engineering department of the Rio de Janeiro State University (UERJ). The study involved the top 4 universities (2 foreign and 2 national) according to the 2020 QS World University Rankings and a third foreign university where one of the authors participated in an exchange program and that has similar performance as the Brazilian institutions according to the aforementioned rank. The methodology of this research consisted of a quantitative and qualitative study, which was carried out from theoretical analysis, documents, and exploratory field study. The physical spaces aimed at innovation in these universities were also investigated, many of which have an important interaction with the Entrepreneurship and Innovation disciplines of these institutions, so a similar proposal is presented for UERJ, the coworking space. The expected result is a greater exchange of values between society, university, and companies, creating startups and strengthening the innovation ecosystem created by the project.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Kiemon Tsutiya Paris, Othon | Cavalcante Peixoto Borin, Elaine | Kapisch de Oliveira, Kaio Eduardo
Data
31 de janeiro de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/polemica/article/view/81672 | 10.12957/polemica.2022.81672
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
POLÊM!CA; v. 22 n. 1 (2022); 017-037 | 1676-0727
Assuntos
Innovation. Entrepreneurship. Coworking. Benchmarking. Innovation ecosystem. | : Inovação. Empreendedorismo. Coworking. Benchmarking. Ecossistema de inovação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion