Descrição
A crucial step in the development of a product or system, evaluation is intrinsically linked to Design processes that start from a human-centered approach. Therefore, this article aims to present the entire development and application process of the evaluation stage from two recommendation guidebooks for the development of teaching materials aimed for the low vision public. These guidebooks were developed from an inclusive design perspective and, in this case, in addition to bringing simple content to the public, they should also meet accessibility specifications. The process had two rounds of evaluation: (1) evaluation with Design specialists and a teacher with low vision and; (2) specialist teachers in the education of people with low vision. Both brought insights for improvements on the guidebooks for the development team.||Etapa crucial no desenvolvimento de um produto ou sistema, a avaliação está intrinsecamente ligada a processos de Design que partem de uma abordagem centrada no humano. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar todo o processo de construção e aplicação da etapa de avaliação de dois guias de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público com baixa visão. Estes guias foram desenvolvidos sob a ótica do design inclusivo e, neste caso, além de trazer um conteúdo simples para o público atendido, eles deveriam atender a especificações de acessibilidade. O processo contou com duas rodadas de avaliação dos guias propostos: (1) avaliação com especialistas de Design e docente com baixa visão e; (2) docentes especialistas na educação de pessoas com baixa visão. Ambas as rodadas foram substanciais e complementares e trouxeram insights de melhorias e aperfeiçoamento dos materiais finais por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados reforçam a importância da avaliação para um resultado consistente e bem embasado, levando em consideração o público almejado e um repertório comunicacional claro e simples.