-
Untying knots: the importance of historical and social contextualization for the enjoyment of textile art||Desatando nudos: la importancia de la contextualización histórica y social para el disfrute del arte textil||Desatando nós: a importância da contextualização histórica e social para a fruição da arte têxtil
- Voltar
Metadados
Descrição
The present work aims to provide an overview of the evolution of perceptions regarding textile art over time, in the search for clarifying certain notions that still influence the judgment of works located in this category. The importance of the historical and social contextualization of a given practice was discussed – in this case, artistic production involving textile fibers – so that it can be enjoyed to its full potential. The procedure adopted was bibliographical research. An approximation of artistic practice involving textile fibers with handicrafts and feminine activities was identified. This association began during the Middle Ages and intensified from the Renaissance onwards, coinciding with the idea of the artist as a creative genius in counterpoint to the figure of the craftsman. Concomitant to this process, the ideal of women as housewives, whose activities were restricted to the domestic environment, became associated with textile practices. Subsequently, modernist canons made it difficult to accept textile works as art objects, precisely because of their association with crafts and a feminine context. From the 1960s and throughout the 1970s, eminently in North America, the work of several artists who used the textile medium contributed to fostering discussion around the artistic practice studied and made it possible for the traditional defining concepts of work of art were questioned.||El presente trabajo tiene como objetivo trazar un panorama de la evolución de las percepciones acerca del arte textil a lo largo del tiempo, en la búsqueda por esclarecer ciertas nociones que aún en la actualidad influyen en el juicio de las obras localizadas en esta categoría. Se discutió la importancia de la contextualización histórica y social de una determinada práctica - en el caso, el hacer artístico envolviendo fibras textiles - para que ésta pueda ser fruida en todo su potencial. El procedimiento adoptado fue la investigación bibliográfica. Se identificó una aproximación de la práctica artística envolviendo fibras textiles con la artesanía y actividades femeninas. Tal asociación se inició durante la Edad Media y se intensificó a partir del Renacimiento, coincidiendo con la idea del artista como genio creador en contrapunto a la figura del artesano. Concomitante a este proceso, el ideal de la mujer como ama de casa, de actuación restringida al ambiente doméstico, pasó a ser asociada a las prácticas textiles. Posteriormente, los cánones modernistas dificultaron la aceptación de las obras textiles como objetos de arte, justamente por la asociación con la artesania y al contexto femenino. A partir de la década de 1960 y a lo largo de la década de 1970, eminentemente en América del Norte, la actuación de varios artistas que se valían del medio textil contribuyó a fomentar la discusión en torno a la práctica artística estudiada y posibilitó que los conceptos tradicionales definidores de la obra de arte fueran cuestionados.||O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da evolução das percepções acerca da arte têxtil ao longo do tempo, na busca por esclarecer certas noções que ainda na atualidade influenciam o julgamento das obras localizadas nesta categoria. Discutiu-se a importância da contextualização histórica e social de uma dada prática – no caso, o fazer artístico envolvendo fibras têxteis – para que esta possa ser fruída em todo seu potencial. O procedimento adotado foi a pesquisa bibliográfica. Identificou-se uma aproximação da prática artística envolvendo fibras têxteis com o artesanato e atividades femininas. Tal associação iniciou-se durante a Idade Média e intensificou-se a partir do Renascimento, coincidindo com a ideia do artista como gênio criador em contraponto à figura do artesão. Concomitante a este processo, o ideal da mulher como dona-de-casa, de atuação restrita ao ambiente doméstico, passou a ser associada às práticas têxteis. Posteriormente, os cânones modernistas dificultaram a aceitação das obras têxteis como objetos de arte, justamente pela associação com o artesanato a o contexto feminino. A partir da década de 1960 e ao longo da década de 1970, eminentemente na América do Norte, a atuação de vários artistas que se valiam do meio têxtil contribuiu para fomentar a discussão em torno da prática artística estudada e possibilitou que os conceitos tradicionais definidores da obra de arte fossem questionados.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rocha Bueno, Elisa | Lanza, Júlia Lasry Benchimol | Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins
Data
8 de março de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24492 | 10.5965/2175234616382024e0015
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Elisa Rocha Bueno, Júlia Lasry Benchimol Lanza, Joedy Luciana Barros Marins Bamonte | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Palíndromo; Vol. 16 No. 38 (2024): Desafios de ensinar a ler linguagens; 1-25 | Palíndromo; v. 16 n. 38 (2024): Desafios de ensinar a ler linguagens; 1-25 | 2175-2346 | 1984-9532
Assuntos
arte têxtil | artesanato | tapeçaria | arte têxtil | textile art | crafts | tapestry | textile art | arte textil | artesania | tapiz | arte textil
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion