-
A Gibiteca Stan Lee: Uma articulação entre quadrinhos, leitura e temas transversais||The Stan Lee Gibiteca: an articulation between comics, reading and transversal themes
- Voltar
Metadados
Descrição
Uma Gibiteca é um espaço de socialização de leituras de quadrinhos, bem como de organização, seleção e aquisição de HQs (NOGUEIRA, 2015). É um estímulo à leitura multimodal, à crítica e à reflexão à indústria cultural. Relatamos aqui a experiência de implementação da Gibiteca itinerante Stan Lee na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES). O projeto articulou os quadrinhos aos temas transversais propostos pelos PCN, às datas comemorativas do ano letivo escolar e às temáticas escolares relevantes. Aqui a HQ é um objeto interdisciplinar (JAPIASSÚ, 1976) e integrador das disciplinas. Como resultados parciais do projeto temos: (a) a constituição de um acervo representativo de HQs, cujo critério foi abordar os temas transversais; e (b) a realização de oficinas de leitura sobre o mês da mulher, tendo como base a alfabetização dos quadrinhos (VERGUEIRO, 2009), onde sua linguagem (RAMOS, 2009) foi apresentada. Tivemos como objeto de estudo as HQs Mulher-Maravilha: Deuses e Mortas e Mafalda: feminino singular. A proposta se desenvolveu na biblioteca da escola parceira e revelou ser um instrumento relevante para discussão dos temas transversais e do currículo oculto. A leitura da HQs mobilizou conhecimentos de leitura, sociedade e texto.||A Gibiteca is a space for the socialization of comic book readings, as well as the organization, selection and acquisition of comics (NOGUEIRA, 2015). It is a stimulus to multimodal reading, criticism and reflection on the cultural industry. We report here the experience of implementing the itinerant Gibiteca Stan Lee in the city of Venda Nova do Imigrante (ES). The project articulated the comics with the transversal themes proposed by the PCN, the commemorative dates of the school year and relevant school themes. Here, comics are an interdisciplinary object (JAPIASSÚ, 1976) and an integrator of disciplines. As partial results of the project we have: (a) the constitution of a representative collection of comics, whose criterion was to address transversal themes; and (b) conducting reading workshops on women's month, based on the literacy of comics (VERGUEIRO, 2009), where its language (RAMOS, 2009) was presented. We had as
object of study the comics Wonder Woman: Gods and Dead and Mafalda: feminine singular. The proposal was developed in the library of the partner school and proved to be a relevant instrument for the discussion of transversal themes and the hidden curriculum. Reading comics mobilized knowledge of reading, society and text.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Simões, Alex Caldas | Clementino, Jehíza Kiister | Rocha, João Vitor do Vale da | Bertazo, Kedson de Oliveira
Data
5 de fevereiro de 2024
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/218673 | 10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218673
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
9 Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218673 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218673 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218673 | 9ª Arte (São Paulo); 2023: Dossiê das 7as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos; e218673 | 2316-9877
Assuntos
Gibiteca | Leitura | Quadrinhos | Super-heróis | Práticas de ensino | Gibiteca | Reading | Comics | Super heroes | Teaching practices
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion