-
A biblioteca universitária e a comunidade acadêmica autista: revisão integrativa sobre inclusão
- Voltar
Metadados
Descrição
Objective: To investigate the current state of studies on the accessibility of the autistic academic community to university libraries, seeking to identify trends and accessible actions that can contribute to the inclusion of these individuals in these spaces. Methodology: An Integrative Literature Review, using the Portal de Periódicos Capes as a source of information, the descriptors "bibliotecas universitárias", "autistas", "autismo" e "Transtorno de Espectro Autista" were applied. The same terms were searched in English: "Academic libraries", "Autistic people", "Autism" and "Autism spectrum disorders". Eight scientific articles were selected, all from North American researches, due to the lack of studies related to the topic in Brazil. Results: Of the 8 articles selected, 5 of them were written by recurring authors, highlighted by their significant research in the area of inclusion and university libraries in the United States. Analysis of the studies revealed that there is great inclusive potential in university libraries for the autistic community. One trend observed is the importance of knowledge about Autism Spectrum Disorder on the part of library staff. Proper care and understanding the specific needs of these individuals are essential to promoting an accessible and inclusive approach. Conclusion: This integrative review highlights the need for greater attention to the inclusion of the autistic community in university libraries. Training employees and implementing accessible actions are fundamental steps to ensuring that these spaces are truly integrative for teaching and learning for all members of the academic community.||Objetivo: Investigar el estado actual de los estudios sobre la accesibilidad de la comunidad académica autista a las bibliotecas universitarias, buscando identificar tendencias y acciones accesibles que puedan contribuir a la inclusión de estos individuos en estos espacios. Metodología: Revisión Integrativa de la Literatura, utilizando como fuente de información el Portal de Periódicos Capes, se aplicaron los descriptores "bibliotecas universitárias", "autistas", "autismo" e "Transtorno de Espectro Autista". Se buscaron los mismos términos en inglés: "Academic Libraries", "Autistic People", "Autism" y "Autism Spectrum Disorders". Fueron seleccionados ocho artículos científicos, todos de investigaciones norteamericanas, debido a la falta de estudios relacionados con el tema en Brasil. Resultados: De los 8 artículos seleccionados, 5 de ellos fueron escritos por autores recurrentes, destacados por su significativa investigación en el área de inclusión y bibliotecas universitarias en Estados Unidos. El análisis de los estudios reveló que existe un gran potencial inclusivo en las bibliotecas universitarias para la comunidad autista. Una tendencia observada es la importancia del conocimiento sobre el Trastorno del Espectro Autista por parte del personal bibliotecario. La atención adecuada y la comprensión de las necesidades específicas de estas personas son esenciales para promover un enfoque accesible e inclusivo. Conclusión: Esta revisión integradora destaca la necesidad de prestar mayor atención a la inclusión de la comunidad autista en las bibliotecas universitarias. Capacitar a los empleados e implementar acciones accesibles son pasos fundamentales para asegurar que estos espacios sean verdaderamente integradores de enseñanza y aprendizaje para todos los miembros de la comunidad académica.||Objetivo: Investigar o estado atual dos estudos sobre a acessibilidade da comunidade acadêmica autista às bibliotecas universitárias, buscando identificar tendências e ações acessíveis que possam contribuir para a inclusão desses indivíduos nesses espaços. Metodologia: Uma Revisão Integrativa de Literatura, utilizando o Portal de Periódicos da Capes como fonte de informação, foram aplicados os descritores "bibliotecas universitárias", "autistas", "autismo" e "Transtorno de Espectro Autista". Os mesmos termos foram pesquisados em inglês: "Academic libraries", "Autistic people", "Autism" e "Autism spectrum disorders". Foram selecionados 8 artigos científicos, todos provenientes de pesquisas norte-americanas, devido à ausência de estudos relacionados ao tema no Brasil. Resultados: Dos 8 artigos selecionados, 5 deles foram escritos por autores recorrentes, destacados por suas pesquisas significativas na área de inclusão e bibliotecas universitárias nos Estados Unidos. A análise dos estudos revelou que há um grande potencial inclusivo nas bibliotecas universitárias para a comunidade autista. Uma tendência observada é a importância do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista por parte dos funcionários da biblioteca. O atendimento adequado e a compreensão das necessidades específicas desses indivíduos são essenciais para promover uma abordagem acessível e inclusiva. Conclusão: Esta revisão integrativa ressalta a necessidade de maior atenção à inclusão da comunidade autista nas bibliotecas universitárias. A capacitação dos funcionários e a implementação de ações acessíveis são passos fundamentais para garantir que esses espaços sejam verdadeiramente integrativos de ensino e aprendizagem para todos os membros da comunidade acadêmica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Caron, Mariana Senhorini | Mombelli, Monica Augusta
Data
3 de maio de 2024
Formato
Identificador
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/48405 | 10.5433/1981-8920.2023v28n2p331
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mariana Senhorini Caron, Monica Mombelli | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Informação & Informação; v. 28 n. 2 (2023): Informação & Informação; 331-352 | 1981-8920
Assuntos
Biblioteca Universitária | Acessibilidade | Transtorno do Espectro Autista | Academic library | Accessibility | Autistic Spectrum Disorder | Biblioteca universitaria | Accesibilidad | Trastorno del espectro autista
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion