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Criatividades musicais e suas manifestações em um contexto de vulnerabilidade social
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Metadados
Descrição
This doctoral thesis stems from a qualitative investigation in the field of Music Education,
aiming to comprehend the relationships between musicians' habitus and social representations
of music in creative dynamics within a context of social vulnerability. The study utilized the
Musical Creativities Workshop (MCW) as a verification instrument, developed through the
establishment of bibliographic, epistemological, and methodological bridges, taking into
account the specificities of the socioeducational context. These constructions highlight the
importance of bridging musical creativity and social vulnerability, grounded in the assumption
that democratizing significant and accessible musical experiences for everyone is intrinsically
linked to the creative experiences of individuals in learning situations. Drawing on Pierre
Bourdieu's field social habitus and Serge Moscovici's social representations, the thesis explores
the "why" and "how" within theoretical assumptions and actions in the MCW. The term
"musical creativities" (plural), proposed by Pamela Burnard, is adopted to address the
multiplicity of creative experiences in music and their diverse manifestations in society.
Methodologically, the study adopts a reflexive perspective, integrating techniques relevant to
the research subject. In this specific case, it aligns with the socially critical research-action
modality, merging it with educational research conducted at the Christian Educational Home
(CEH) in the outskirts of Santa Rita – PB, involving children and adolescents aged 8 to 13. The
results demonstrate that the comprehensive analysis of musicians' habitus and social
representations of music in the specified context served as dispositional centers for musical
creativities, expanding reflections on the theme of musical creativity in contexts of social
vulnerability and suggesting new directions for future research in the field of music education.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta tese é resultado de uma investigação qualitativa na área de Educação Musical que objetivou
a compreensão das relações entre o habitus do músico e as representações sociais da música em
dinâmicas criativas provenientes de um contexto de vulnerabilidade social, utilizando como
instrumento de verificação a Oficina de Criatividades Musicais (OCM), desenvolvida ao longo
da construção de pontes bibliográficas, epistemológicas e metodológicas contidas neste
trabalho, considerando, também, particularidades do referido contexto socioeducativo. Essas
construções apontam para a compreensão da importância da aproximação entre as temáticas de
criatividade musical e vulnerabilidade social, a partir do pressuposto de que o ideal de
democratização da experiência musical significativa e acessível a todos se encontra
intrinsecamente ligado às vivências criativas de sujeitos em situação de aprendizagem.
Fundamentando aspectos concernentes a essa, e outras aproximações, faço uso da conjugação
entre as noções de habitus de campo social de Pierre Bourdieu e as representações sociais de
Serge Moscovici, no intuito de relacionar o “por que” do “como” nos pressupostos teóricos e
ações desenvolvidas na OCM, incluindo a análise do próprio habitus, na qualidade de
professora-pesquisadora, admitindo o termo “criatividades musicais” (no plural), proposto por
Pamela Burnard, no intuito de abordar multiplicidade de experiências criativas em música e
suas diferentes manifestações na sociedade. Para a construção de pontes metodológicas, parto
de uma perspectiva reflexiva, que buscou mobilizar técnicas consideradas pertinentes ao objeto
de estudo, admitindo, neste caso específico, a aproximação da modalidade socialmente crítica
da pesquisa-ação política à essa pesquisa-ação educacional desenvolvida no Lar Educativo
Cristão (LEC) situado na periferia da cidade de Santa Rita – PB, junto a crianças e adolescentes
com idades compreendidas entre 08 e 13 anos. Os resultados mostraram que a análise
abrangente do habitus do músico e das representações sociais de música no referido contexto
atuaram como centros disposicionais das criatividades musicais, ampliando, assim, reflexões
sobre a temática da criatividade musical em contextos de vulnerabilidade social, sugerindo
novos direcionamentos para pesquisas futuras no campo da educação musical.
Colaboradores
Almeida, Cristiane Maria Galdino de | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Amorim, Quézia Priscila de Barros Silva
Data
2024-10-29T10:15:32Z | 2024-04-10 | 2024-10-29T10:15:32Z | 2023-12-20
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Criatividade musical | Vulnerabilidade social | Habitus - Músico | Representações sociais | Musical creativity | Social vulnerability | Habitus - Musician | Social representations | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Tese