-
Processo de construção e mobilização dos saberes docentes : um estudo com professores de instrumento de uma licenciatura em música
- Voltar
Metadados
Descrição
This work aimed to understand, from the speeches of instrument teachers of a degree in music,
the knowledge constructed and mobilized in the teaching of musical instruments in this context.
The specific objectives that helped us to reach the general objective were: 1) Characterize the
degree in music in which the professors work; 2) Analyze the construction of knowledge along
the trajectories of formation and professional performance of teachers; 3) Identify the teachers'
conceptions regarding instrumental training in the Degree in Music; 4) Analyze the knowledge
mobilized in instrument classes. We adopted works dealing with teaching knowledge as a
reference (TARDIF, 2014; GAUTHIER et al., 1998; PIMENTA, 1999; SHULMAN, 1986;
1987. In our methodology, we adopted a qualitative approach as a research strategy, combined
with narrative interviews to compose the data and Bardin's content analysis (1977) as a
technique for analyzing the collected data. We were able to conclude that the knowledge of
professors who work in the teaching degree are related to their training and professional careers
and that their conceptions are also influenced by their trajectory. In addition, research plays an
important role in the teacher's pedagogical training, when carried out in dialogue with
pedagogical practice. There are also certain types of knowledge that emerge from practice, such
as those related to: understanding the limits and possibilities based on knowledge of the
students' profile, that is, aspects related to musical experiences, preferences, etc.; the need to
adapt the pedagogical process to the students, that is, adapt what is required according to the
students' profile; build the educational process together with the student, that is, aspects linked
to practice that seek, in some way, to include the student in the discipline; shared learning, that
is, the construction of a favorable space for the exchange of ideas between students and between
students and teachers; to know the difficulties of the students; the pedagogical work on students'
difficulties, or what teachers do to promote the overcoming of students' difficulties; knowing
how to learn to know how to teach, which is about thinking about other ways of studying that
can be useful in graduation; the work of developing pedagogical skills and abilities in students,
which deals with an intentional aspect of professional development for students in instrumental
practice disciplines; and the evaluation according to the process, which implies a temporal
follow-up in the development of the students' knowledge, as well as the adaptation of the
evaluation according to the student. Such points are related to knowledge from experience,
curriculum, pedagogical/professional/science of education, disciplinary knowledge, knowledge
of pedagogical tradition, knowledge of students and their characteristics, knowledge of
contexts, knowledge of educational purposes. From the trajectories we identified that such
knowledge is temporal, not static and social.||Nenhuma||Este trabalho teve como objetivo compreender, a partir dos discursos dos professores de
instrumento de uma licenciatura em música, os saberes construídos e mobilizados no ensino de
instrumento musical nesse contexto. Os objetivos específicos que nos auxiliaram a atingir o
objetivo geral foram: 1) Caracterizar a licenciatura em música em que os professores atuam; 2)
Analisar a construção de saberes ao longo das trajetórias de formação e atuação profissional
dos professores; 3) Identificar as concepções dos professores quanto à formação instrumental
na Licenciatura em Música; 4) Analisar os saberes mobilizados nas aulas de instrumento.
Adotamos como referencial obras que tratassem dos saberes docentes (TARDIF, 2014;
GAUTHIER et al., 1998; PIMENTA, 1999; SHULMAN, 1986; 1987). Em nossa metodologia,
adotamos a abordagem qualitativa como estratégia de pesquisa, aliada a entrevistas narrativas
para compor os dados e a análise de conteúdo de Bardin (1977) como técnica de análise dos
dados coletados. Pudemos concluir que os saberes dos professores que atuam na licenciatura
estão relacionados com suas trajetórias de formação e de atuação profissional e que suas
concepções também sofrem influência da trajetória. Além disso, a pesquisa exerce um papel
importante na formação pedagógica do professor, quando realizada em diálogo com a prática
docente. Existem também determinados saberes que emergem da prática, como aqueles
relacionados à: compreensão dos limites e possibilidades a partir do conhecimento do perfil dos
estudantes, ou seja, aspectos relacionados às vivências musicais, preferências etc.; necessidade
de adaptar o processo pedagógico aos estudantes, quer dizer, adequar o que é exigido conforme
o perfil dos estudantes; construir o processo educativo junto com ao estudante, ou seja, aspectos
vinculados à prática que buscam, de algum modo, a inclusão do estudante na disciplina; à
aprender de maneira compartilhada, ou seja, a construção de um espaço favorável à troca de
ideias entre alunos e entre alunos e professor; a conhecer as dificuldades dos estudantes; ao
trabalho pedagógico sobre as dificuldades dos estudantes, ou o que os professores fazem para
promover a superação das dificuldades do estudantes; saber aprender para saber ensinar, que se
trata do pensar outras formas de estudar que podem ser úteis na graduação; o trabalho de
desenvolver competências e habilidades pedagógicas nos estudantes, que trata de um aspecto
intencional de desenvolvimento profissional dos estudantes das disciplinas de prática
instrumental; e a avaliação em função do processo, que implica num acompanhamento temporal
no desenvolvimento do conhecimento dos estudantes, bem como também a adaptação da
avaliação em função do estudante. Tais pontos estão relacionados aos saberes da experiência,
curriculares, pedagógicos/profissionais/da ciência da educação, aos saberes disciplinares, aos
saberes da tradição pedagógica, ao conhecimento dos alunos e suas características, ao
conhecimento dos contextos, ao conhecimento dos fins educacionais. A partir das trajetórias
identificamos que tais saberes são temporais, não estáticos e sociais.
Colaboradores
Almeida, Cristiane Maria Galdino de | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Mendonça, Carlos Giovano Cunha
Data
2024-10-30T11:02:02Z | 2023-11-30 | 2024-10-30T11:02:02Z | 2023-07-31
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Música - Educação | Educação superior | Saberes docentes | Instrumento musical - Ensino | Knowledge base | Higher education | Musical instrument teaching | Music education | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Dissertação