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A construção de conhecimento sobre música e decolonialidade no Brasil
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Metadados
Descrição
This work addresses the decolonial discussion in Brazil, in the area of music during the 21st century. In the first chapter I present a literature review on what I understand by decoloniality, to later delve deeper into the relationship between (de)coloniality and music (second and third chapters). In the fourth chapter, I present the results of a bibliographical survey that mapped 123 academic texts related to music, Brazil and decoloniality. The results point to: (1) an epistemological variety in the analyzed texts (which goes beyond the contributions of the Modernity/Coloniality group); (2) a relationship between academic production on decoloniality and approaches to popular music; (3) a significant part of the analyses presented in these works was limited to the lyrics of the song, leaving aside sound-related aspects; (4) the abundance of works in the field challenges one of the most common criticisms within decolonial works, namely, that of a lack of ethnographic analyses based on the field and with specific guidelines (RESTREPO and ROJAS, 2010); (5) Within the thematic areas covered we find musical education, decolonial feminism, Indigenous music, Afro-diasporic music, an approach from the human sciences and ethnomusicology, as well as from contemporary and/or experimental music; (6) there is a dialogue with other countries and regions in the production of knowledge (in terms of research themes and authors), showing that the decolonial discussion in Brazil is not closed in on itself; (7) we found multiple texts (especially within musical education) that diagnose the problem of coloniality and propose paths, however, attempts to implement specific changes are still at an early stage. Starting from the idea that decoloniality is not a metaphor and must be accompanied by actions (TUCK and YANG, 2012), in chapter five I present a discussion (based on bibliographic and documentary research) of the work developed within the Amazon Center for Music Research (NAP) by myself and other researchers. The objective of this chapter is to develop a conceptual framework for decolonial ubimus.||Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES||Esta tese aborda a discussão decolonial no Brasil, na área da música, durante o século XXI. No capítulo um, apresento uma revisão de literatura daquilo que entendo por decolonialidade, para posteriormente aprofundar a relação entre (de)colonialidade e música nos capítulos dois e três. No capítulo quatro, exponho os resultados de uma pesquisa bibliográfica que mapeou 123 textos acadêmicos relacionados com a música, o Brasil e a decolonialidade. Os resultados apontam para: (1) uma variedade epistemológica nos textos estudados (que vai além dos aportes do grupo Modernidade/Colonialidade, que é referência no tema); (2) aproximações entre a produção acadêmica sobre decolonialidade e a música popular; (3) uma parte significativa das análises apresentadas nesses trabalhos se limitou às letras das músicas, deixando de lados os aspectos sonoros; (4) a abundância de trabalhos no campo rebate uma das críticas mais comuns dentro dos trabalhos decoloniais, que é a falta de análises etnográficas baseadas no campo e com orientações específicas (RESTREPO e ROJAS, 2010); (5) dentro das áreas temáticas abordadas estão a educação musical, o feminismo decolonial, a música indígena, as músicas afrodiaspóricas, aproximações a partir das ciências humanas, da etnomusicologia, bem como da música contemporânea e/ou experimental; (6) existe um diálogo com outros países e regiões na produção de conhecimento (no que se refere aos temas de pesquisa e aos autores), mostrando que a discussão decolonial no Brasil não está fechada sobre si mesma; (7) há múltiplos textos (especialmente dentro da educação musical) que diagnosticam o problema da colonialidade, e que propõem caminhos, mas as tentativas de gerar mudanças específicas ainda estão numa etapa inicial. Partindo da ideia de que a decolonialidade não é uma metáfora e deve estar acompanhada de ações (TUCK e YANG, 2012), no capítulo cinco apresento uma discussão (fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental) que se volta para a descrição e análise do trabalho desenvolvido dentro Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) por mim e outros pesquisadores. O objetivo do capítulo é desenvolver um marco conceitual do ubimus decolonial.
Colaboradores
Messina, Marcello | Lattes não recuperado em 04/12/2024
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gómez Mejía, Carlos Mario
Data
2024-12-04T14:07:19Z | 2024-03-21 | 2024-12-04T14:07:19Z | 2023-12-22
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Música | Programa de Pós-Graduação em Música | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Música - Brasil | Música - Decolonialidade | Música indígena | Musicologia - Ubíqua | Ubimus decolonial | Núcleo de Pesquisa Amazônico Musical (NAP) | Decoloniality | Music | Musicology | Brazil | Amazon Center for Music Research (NAP) | Ubiquitous music | Decolonial ubimus | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tipo
Tese