-
Indústria de K-Pop: estratégias de promoção por meio da diplomacia pública do governo sul-coreano
- Voltar
Metadados
Descrição
The theme of this dissertation is the K-Pop Industry and South Korean Public Diplomacy, focusing on the
strategies for promoting the national brand by the government. The relevance is given by the expansion of
the Korean Wave, with the export of cultural products from South Korea. Along with this factor, there is
an exponential increase in the consumption of these same products, which impacts the emergence of
Korean studies on how the motivations for these results work. In addition, the need to explore other views
on this vast Industry and the importance of increasing these studies in Portuguese for the Brazilian
academy. The methodological bases applied are a mix of bibliographical research, such as documentary
research, articles, documents (historical and governmental), books and theses on the subjects discussed in
each chapter. They were built to serve as a lens of knowledge about the developments in South Korean
society of the practices raised. With this, the overall objective is to explore the relationship between the
K-Pop Industry and South Korean Public Diplomacy to promote a national brand. The specific goals deal
with the Republic of Korea branched out to: present an argument about complex interdependence, soft
power, Public Diplomacy and nation branding concepts, so an historical map; outline the legal concepts
about the Cultural Industries and their respective policies by the main president's office term; contrast the
formatting of the K-Pop Industry and government’s role. The data point to the diversity that the
government employs Public Diplomacy for the positive promotion of its image, based on that Industry on
the Korean Wave. This whole construct reflects in the improvement of the ROK's political-commercial
relations with the international community, where the Wave's cultural products, presented as part of
foreign policy, to conquer other objectives and mediate part of international relations.||Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)||O tema dessa dissertação é a Indústria de K-Pop e a Diplomacia Pública sul-coreana, com recorte nas
estratégias de promoção da marca nacional pelo governo. A relevância do tema dá-se pela expansão da
Onda Coreana, com a exportação dos produtos culturais exportados da Coreia do Sul. Junto a esse fator,
tem-se o aumento exponencial do consumo desses mesmos produtos, com incidência na emergência dos
estudos coreanos sobre como funcionam as motivações desses resultados. Ademais, a necessidade de
exploração de outras visões sobre essa Indústria e da importância no aumento desses estudos em
português para a academia brasileira. As bases metodológicas aplicadas no trabalho são uma mescla da
pesquisa bibliográfica, tal qual documental, em artigos, documentos (históricos e governamentais), livros
e teses sobre os assuntos discutidos em cada um dos capítulos. Cada capítulo foi constituído de modo a
servir como uma lente de conhecimento sobre os desdobramentos na sociedade sul-coreana das práticas
levantadas. Com isso, o objetivo geral é o de explorar a relação entre a Indústria de K-Pop e a Diplomacia
Pública sul-coreana para promoção como parte de sua marca nacional. Ramificam-se os objetivos
específicos para tratar da República da Coreia para: apresentar uma discussão dos conceitos de
Interdependência Complexa, Poder Brando (soft power), de Diplomacia Pública e de nation branding,
assim como um marco histórico da República da Coreia; esquematizar os conceitos jurídicos da
legislação sobre as Indústrias Culturais e as respectivas políticas por mandato presidencial; contrastar a
formatação da Indústria de K-Pop e o papel do governo. Os dados apontam para a diversidade que o
governo emprega a Diplomacia Pública para promoção positiva de sua imagem, a partir daquela Indústria
na Onda Coreana. Todo esse construto é refletido na melhora das relações político-comerciais da ROK
com a comunidade internacional, onde os produtos culturais da Onda, apresentados como parte da política
externa, para conquistar outros objetivos e mediar parte das relações internacionais.
Colaboradores
Bijos, Leila Maria da Juda | http://lattes.cnpq.br/4462051300142185
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues, Helmer Marra
Data
2024-02-20T15:45:07Z | 2023-06-29 | 2024-02-20T15:45:07Z | 2023-03-03
Formato
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal da Paraíba | Brasil | Relações Internacionais | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais | UFPB
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
Acesso aberto | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Relações internacionais | Diplomacia pública | Indústria de K-Pop | Poder brando | República da Coreia | K-Pop industry | Public diplomacy | Republic of Korea | Soft power | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Tipo
Dissertação