-
Aubibony Postal Bank : Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
- Voltar
Metadados
Descrição
Após mais de cinco décadas desde o surgimento do movimento da Arte Correio, as redes
postais permanecem dinâmicas, ativas e em constante renovação, desdobrando-se em novas
leituras e possibilidades. Com a intenção de analisar os caminhos e os processos desta
prática artística, me inseri e participo ativamente dessas redes, enviando e recebendo obras
de Arte Correio e propondo projetos colaborativos e convocatórias para formação de um
arquivo de artista nos dias atuais de modo a revisitar as práticas artísticas adotadas pelos
artistas postais pioneiros, examinando as ressonâncias dessas práticas e suas ramificações
atuais. Nesta pesquisa em arte, lanço um olhar crítico e investigativo sobre minha produção
artística, utilizando como fio condutor os projetos colaborativos de Arte Correio desenvolvidos
durante a década de 2010, com o objetivo de descobrir se ainda é possível trabalhar com a
Arte Correio nos dias atuais. Esta pesquisa destacou o caráter transdisciplinar da Arte Correio,
explorando as dinâmicas da arte em rede, os fluxos rizomáticos que permeiam a constituição
de circuitos alternativos e a consequente formação de acervos. Utilizando o método
cartográfico, analisei quais foram os caminhos e processos desenvolvidos na minha prática
artística com Arte Correio na contemporaneidade. Esta análise explorou o hibridismo entre a
Arte e a Comunicação na Arte Correio, contextualizando-a socio-historicamente e destacando
a influência dos artistas postais pioneiros das décadas de 1960 e 1970. O desenvolvimento
da pesquisa envolveu o desarquivamento do meu acervo pessoal, oferecendo uma visão
materializada da Arte Correio. Além de apresentar meus próprios projetos artísticos e
convocatórias, traçando paralelos com as propostas históricas, destaquei outros artistas e
iniciativas contemporâneas que absorvem, se apropriam e reinventam a Arte Correio no
século XXI. A dissertação pode possibilitar a ampliação sobre o entendimento da Arte Correio
como forma de expressão artística contemporânea, avaliando sua relevância e ressignificação
no contexto atual. Além disso, pode contribuir para a compreensão das práticas artísticas em
rede como fenômeno transdisciplinar em constante transformação, proporcionando novas
perspectivas nesse campo artístico.||After more than five decades since the emergence of the Mail Art movement, the postal
networks remain dynamic, active and in constant renewal, unfolding into new readings and
possibilities. With the intention of analyzing the paths and processes of this artistic practice, I
actively immersed myself in and participate in these networks, sending and receiving Mail Art
works and proposing collaborative projects and calls for the formation of an artist's archive in
today's context, aiming to revisit the artistic practices adopted by pioneering postal artists,
examining the resonances of these practices and their current ramifications. In this art
research, I take a critical and investigative look at my artistic production, using the collaborative
Mail Art projects developed during the 2010s as a guiding thread, with the goal of discovering
whether it is still possible to work with Mail Art in today's context. The study highlights the
transdisciplinary character of Mail Art, exploring the dynamics of network art, the rhizomatic
flows that permeate the constitution of alternative circuits and the consequent formation of
collections. Using the cartographic method, I analyzed the paths and processes developed in
my artistic practice with Mail Art in contemporary times. This analysis explored the hybridity
between Art and Communication in Mail Art, contextualizing it socio-historically and
highlighting the influence of pioneering postal artists from the 1960s and 1970s. The research's
development involved the unarchiving of my personal collection, providing a materialized view
of Mail Art. In addition to presenting my own artistic projects and calls, drawing parallels with
historical proposals, I highlighted other artists and contemporary initiatives that absorb,
appropriate and reinvent Mail Art in the 21st century. The dissertation may facilitate an
expansion of the understanding of Mail Art as a form of contemporary artistic expression,
evaluating its relevance and resignification in the current context. Furthermore, it can
contribute to the comprehension of networked artistic practices as a transdisciplinary
phenomenon in constant transformation, providing new perspectives in this artistic field.||Después de más de cinco décadas desde el surgimiento del movimiento Arte Correio, las
redes postales siguen siendo dinámicas, activas y en constante renovación, desplegándose
en nuevas lecturas y posibilidades. Con la intención de analizar los caminos y procesos de
esta práctica artística, me sumergí y participo activamente en estas redes, enviando y
recibiendo obras de Arte Correio y proponiendo proyectos colaborativos y convocatorias para
la formación de un archivo de artistas en el contexto actual, con el fin de revisitar las prácticas
artísticas adoptadas por los artistas postales pioneros, examinando las resonancias de estas
prácticas y sus ramificaciones actuales. En esta investigación artística, hago una mirada
crítica e investigativa a mi producción artística, utilizando como hilo conductor los proyectos
colaborativos de Arte Correio desarrollados durante la década de 2010, con el objetivo de
descubrir si todavía es posible trabajar con Arte Correio hoy por hoy. Esta investigación
destacó el carácter transdisciplinario del Arte Correio, explorando las dinámicas del arte en
red, los flujos rizomáticos que permean la constitución de circuitos alternativos y la
consecuente formación de colecciones. Utilizando el método cartográfico, analicé los caminos
y procesos desarrollados en mi práctica artística con Arte Correio en la contemporaneidad.
Este análisis exploró la hibridación entre el Arte y la Comunicación en el contexto del Arte
Correio, contextualizándola sociohistóricamente y destacando la influencia de artistas
postales pioneros de las décadas de 1960 y 1970. El desarrollo de la investigación implicó la
desarchivación de mi colección personal, ofreciendo una visión materializada del Arte Correo.
Además de presentar mis propios proyectos artísticos y convocatorias, estableciendo
paralelos con propuestas históricas, destaqué otros artistas e iniciativas contemporáneas que
absorben, se apropian y reinventan el Arte Correo en el siglo XXI. La disertación puede
posibilitar la ampliación de la comprensión del Arte Correio como forma de expresión artística
contemporánea, evaluando su relevancia y resignificación en el contexto actual. Además,
puede contribuir a la comprensión de las prácticas artísticas en red como un fenómeno
transdisciplinario en constante transformación, aportando nuevas perspectivas en este campo
artístico.
Colaboradores
GOMES, João de Lima | COSTA, Robson Xavier da | http://lattes.cnpq.br/2435416144293028 | http://lattes.cnpq.br/2464714009394722 | http://lattes.cnpq.br/3706411790927848
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
LUCENA, Eduardo Gomes de
Data
2024-02-06T12:27:27Z | 2024-02-06T12:27:27Z | 2023-12-21
Formato
Identificador
LUCENA, Eduardo Gomes de. Aubibony Postal Bank: Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55040
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | Brasil | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
openAccess | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Artes Visuais | Arte Correio | Arte Postal | Arte Conceitual | Arte em Rede
Tipo
masterThesis