-
Perspectivas e desafios dos egressos do curso técnico em instrumento musical do IFPE campus Barreiros para o mercado de trabalho na microrregião do litoral sul da mata sul de Pernambuco
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente trabalho apresenta dados e interpretações acerca da qualificação proporcionada pelo
IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical através da
percepção deles, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho,
verificando não apenas a sua inserção, mas também, se as competências a eles conferidas aten-
dem o perfil necessário às exigências do mercado de trabalho em música local. O problema de
pesquisa deste estudo consiste em verificar como a percepção da formação técnica profissional
está relacionada com as possibilidades de empregabilidade no mercado de trabalho. Nesse sen-
tido, o presente estudo teve como objetivo investigar a atuação profissional dos egressos do
Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, em correlação com a for-
mação oferecida no curso, verificando se esta formação está atendendo às necessidades relativas
ao mercado de trabalho local de acordo com a situação profissional dos egressos, conforme
objetiva a Educação, Profissional e Tecnológica (EPT). O desenho da pesquisa é do tipo não
experimental de corte transversal e para a devida coleta de dados empregou-se o uso de um
questionário, com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes
aos: dados sociodemográficos; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre
a formação recebida e efetiva empregabilidade. A população da pesquisa deste trabalho foram
os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre
os anos de 2015.2 e 2021. O resultado das análises indicou que as experiências formativas na
instituição são enriquecedoras, sobretudo as ligadas ao ensino e que podem ser definidas como
práticas integradoras e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical
contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu
crescimento profissional, porém a qualidade recebida na formação técnica não se correlaciona
diretamente com a empregabilidade no mercado de trabalho em música local. No entanto, essa
formação está atendendo às necessidades do egresso na sua atuação profissional.||CAPES||The current work presents data and interpretations about the qualification provided by IFPE-
Barreiros Campus to Vocational Musical Instrument Course graduates through their own per-
ception, bringing information about their professional situation on the job market, verifying not
only their insertion, but also, whether the competencies conferred on them meet the necessary
profile to fulfil the local music job market demands. The research problem consists of verifying
how the perception of professional vocational training is related to the possibilities of emplo-
yability on the job market. In this regard, the present study aims to present data and information
about the professional performance of Vocational Music Instrument Course graduates at IFPE-
Barreiros Campus, aiming to identify from their responses and perceptions whether the objec-
tives and purposes of EPT meet the needs of this work field. In this sense, the present study
aimed to investigate the professional performance of graduates of the Technical Course in Mu-
sical Instrument at IFPE Campus Barreiros, in correlation with the training offered in the course,
verifying whether this training is meeting the needs related to the job market. location according
to the professional situation of the graduates, as per the objectives of Education, Professional
and Technological (EPT). The research design is non-experimental and cross-sectional and for
proper data collection, a questionnaire was used, with closed and open questions, which sought
to obtain information regarding: sociodemographic data; professional training, professional ac-
tivities; assessment of the training received and effective employability. The research popula-
tion for this work were 26 graduates of the Musical Instrument Technician course at Campus
Barreiro who graduated between the years 2015.2 and 2021. The results of the analyzes indica-
ted that the training experiences at the institution are enriching, especially those linked to tea-
ching and that can be defined as integrative practices and that the training offered in the Tech-
nical Course in Musical Instrument contributes to the development of skills and competencies
that allowed graduates their professional growth, however the quality received in technical trai-
ning does not directly correlate with employability in the local music job market. However, this
training meets the needs of the graduate in their professional activities.
Colaboradores
COUTO, Ana Carolina Nunes do | http://lattes.cnpq.br/2398496134704710 | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
SILVA, Kleyber Borges da
Data
2024-05-08T13:46:59Z | 2024-05-08T13:46:59Z | 2023-12-01
Formato
Identificador
SILVA, Kleyber Borges da. Perspectivas e desafios dos egressos do curso técnico em instrumento musical do IFPE campus Barreiros para o mercado de trabalho na microrregião do litoral sul da mata sul de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56225
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | Brasil | Programa de Pos Graduacao em Música
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
openAccess | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
Egressos | Formação Técnica | Mercado de Trabalho
Tipo
masterThesis