-
A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru
- Voltar
Metadados
Descrição
Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise
dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de
Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O
aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta
última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino
e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem
da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e
educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos
currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se
considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do
ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e
naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina.||CAPES||Este trabajo tiene por objetivo investigar la geopolítica de la enseñanza de música en el Perú, a
partir del análisis de los currículos de las escuelas superiores de música, enfocándose en el
Conservatorio Nacional de Música (CNM) y en la Escuela de Música de la Facultad de Artes
Escénicas de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). El incremento de la enseñanza
de la música occidental se fortalece frente a la música andina tradicional, y esta última no está
presente en las instituciones de formación superior. Su ausencia hace que la enseñanza y la
práctica musical se concentren, específicamente, en los procesos de enseñanza y aprendizaje de
la música occidental, la cual se sobrepone a la música andina, minimizando su valor social,
cultural y educativo. Para analisar la ausencia de la música andina, se realiza un análisis
documental de los currículos de la educación superior relacionados a la formación profesional
musical, ya que se considera que esta no presencia de la cultura musical andina está relacionada
con la geopolítica de la enseñanza de música, siendo desvalorizada por el mismo proceso
colonizador que reproduce y naturaliza elsistema occidental dominadorsobre la cultura andina.||The aim of this research is about the geopolitics teaching of the traditional Andean music in the
curriculum of music colleges, focusing on the Conservatorio Nacional de Música (CNM) and
on the Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la Pontificia Universidad
Católica del Perú (PUCP). The increase of the teaching of the western music becomes stronger
in front of traditional Andean Music, which is not present in the professional teaching colleges.
Thus, its absence makes both the musical practice and didactics focus, specifically, about the
teaching and learning processes of Western Music, that are superimposed on Andean Music,
minimizing its social, cultural and educational value. To analyze the absence of Andean music,
a documentary analysis is carried out on higher education curriculums in musical professional
training, since it is considered that the non-presence of Andean musical culture is related to the
geopolitics of music teaching, being devalued by the same colonization process that reproduces
and naturalizes the dominant western system over Andean culture.
Colaboradores
SALLES, Sandro Guimarães de | http://lattes.cnpq.br/1389350657630428 | http://lattes.cnpq.br/4191320222049403
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza
Data
2024-02-29T11:58:03Z | 2024-02-29T11:58:03Z | 2021-10-20
Formato
Identificador
VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Pernambuco | UFPE | Brasil | Programa de Pos Graduacao em Música
Relação
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Direitos autorais
openAccess | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
Fonte
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Assuntos
decolonialidade do conhecimento | música Andina | currículos | formação profissional | América Latina
Tipo
masterThesis