-
Literatura Surda e o Pensamento Complexo: religando saberes||Deaf literature and Complex Thinking: reconnecting knowledge||Literatura sorda y pensamiento complejo: Reconectar el conocimiento
- Voltar
Metadados
Descrição
As comunidades surdas possuem identidade cultural externada por meio de diferentes artefatos culturais. Uma dessas formas é a Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio pelo qual os surdos se comunicam e expressam suas emoções e seu imaginário. No universo cultural do surdo, são notórias também as experiências visuais da literatura surda, ainda pouco exploradas pela comunidade de ouvintes. Este estudo teórico-bibliográfico, de caráter qualitativo e exploratório, objetivou aproximar a literatura surda do pensamento complexo, com vistas a religar saberes de ambas as áreas e apontar suas contribuições para o campo da educação. O estudo observou que o pensamento complexo é uma base teórico-epistemológica que pode oferecer fundamentos epistemológicos para sustentar a reflexão sobre a importância religação dos saberes entre a comunidade surda e ouvinte, por meio do trabalho com a literatura surda. Apontou, ainda, que há um ponto em comum entre a literatura surda e a proposta do pensamento complexo, a saber: ambas são campos de estudos e pesquisas em processo de consolidação em nossa cultura.||Deaf communities express their cultural identity through different cultural artifacts. One example is the Brazilian Sign Language (Libras), by means of which deaf people communicate and express their emotions and imagination. In the deaf cultural universe, visual experiences of deaf literature are notorious, although still little explored by the hearing community. This qualitative, exploratory theoretical-bibliographical study aimed to connect deaf literature and complex thinking with the goal of reconnecting knowledge from both areas and stress their contributions to the field of Education. The study observes that complex thinking is a theoretical-epistemological basis that can offer epistemological foundations to support reflections on the importance of reconnecting knowledge between the deaf and hearing communities through work with deaf literature. It also notes that there is common ground between deaf literature and the proposal of complex thinking, namely: both are fields of studies and research in the process of consolidation in our culture.||Las comunidades sordas tienen una identidad cultural que se expresa a través de diferentes artefactos culturales. Una de estas formas es la Lengua Brasileña de Signos (Libras), medio por el que los sordos se comunican y expresan sus emociones y su imaginario. En el universo cultural de los sordos, también son notorias las experiencias visuales de la literatura sorda, aún poco exploradas por la comunidad de oyentes. Este estudio teórico-bibliográfico cualitativo y exploratorio pretendía acercar la literatura sorda al pensamiento complejo, con el fin de conectar los conocimientos de ambas áreas y señalar sus aportaciones al campo de la educación. El estudio observó que el pensamiento complejo es una base teórico-epistemológica que puede ofrecer fundamentos epistemológicos para apoyar la reflexión sobre la importancia de la reconexión del conocimiento entre la comunidad sorda y oyente, a través del trabajo con la literatura sorda. También señaló que existe un punto en común entre la literatura sorda y la propuesta del pensamiento complejo, a saber: ambos son campos de estudio e investigación en proceso de consolidación en nuestra cultura.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Vitorino, Anderson Francisco | Sá, Ricardo Antunes de | Roldão, Flávia Diniz
Data
5 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/8316 | 10.33871/2317417X.2024.21.2.8316
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista InCantare
Fonte
Revista InCantare; v. 21 n. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-26 | InCantare; Vol. 21 No. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-26 | InCantare; Vol. 21 Núm. 2 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-26 | 2317-417X | 2237-3365
Assuntos
Literatura surda | Pensamento complexo | Edgar Morin | Literatura para sordos | Pensamiento complejo | Edgar Morin | Deaf Literature | Complex thought | Edgar Morin
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion