-
A Prática docente e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica: uma revisão literária||Teaching practice and the learning of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in elementary education: a literature review
- Voltar
Metadados
Descrição
O propósito deste artigo é promover uma análise aprofundada da prática de ensino e da aprendizagem de crianças que enfrentam o desafio do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na educação básica. A abordagem adotada neste estudo se baseia em uma pesquisa exaustiva e revisão crítica da literatura existente, envolvendo obras e autores que discutem e exploram essa temática de grande relevância. Os resultados desta investigação evidenciam que os educadores desempenham um papel fundamental no processo de aprendizado dos alunos com TEA. Além disso, aplicam práticas pedagógicas que se mostram essenciais para o desenvolvimento das habilidades, competências e conhecimentos necessários para o progresso educacional desses alunos. Os resultados obtidos também ressaltam que, assim como seus colegas de classe, os alunos com TEA têm modos e ritmos de aprendizagem distintos. A educação inclusiva deve ser pautada na compreensão das diferenças individuais e na adaptação das estratégias pedagógicas para atender a essas necessidades específicas. A pesquisa confirma que a prática docente desempenha um papel insubstituível no processo de aprendizado de alunos com TEA. Ela é a chave para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses estudantes.||The purpose of this article is to promote an in-depth analysis of teaching practice and the learning of children who face the challenge of Autism Spectrum Disorder (ASD) in elementary education. The approach adopted in this study is based on extensive research and a critical review of the existing literature, encompassing works and authors that discuss and explore this highly relevant topic. The results of this investigation highlight that educators play a fundamental role in the learning process of students with ASD. Additionally, they implement pedagogical practices that are essential for the development of the skills, competencies, and knowledge required for the educational progress of these students. The findings also emphasize that, like their peers, students with ASD have distinct modes and rhythms of learning. Inclusive education should be guided by an understanding of individual differences and the adaptation of pedagogical strategies to address these specific needs. The research confirms that teaching practice plays an irreplaceable role in the learning process of students with ASD. It is the key to success in their school inclusion and educational development.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Couto Gomes, Barbara | Manjinski, Everson | Mateus Lima, Lucelia
Data
3 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/incantare/article/view/8339 | 10.33871/2317417X.2024.20.1.8339
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Revista InCantare
Fonte
Revista InCantare; v. 20 n. 1 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-24 | InCantare; Vol. 20 No. 1 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-24 | InCantare; Vol. 20 Núm. 1 (2024): Dossiê Educação Inclusiva; 1-24 | 2317-417X | 2237-3365
Assuntos
Autism Spectrum Disorder. Teaching Practice. Inclusion. Learning. | Transtorno do Espectro Autista | Prática Docente | Inclusão | Aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion