-
PENSAR COM AS MÃOS – A OBRA DE ARTE COMO VETOR EM PROJETO DE TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA||THINKING WITH YOUR HANDS – THE WORK OF ART AS A VECTOR IN A WORK PROJECT: A CLASSROOM EXPERIENCE||PENSAR CON LAS MANOS – LA OBRA DE ARTE COMO VECTOR EN UN PROYECTO DE TRABAJO: UNA EXPERIENCIA DE AULA
- Voltar
Metadados
Descrição
Apresenta-se o resultado de um estudo de caso de um experimento pedagógico realizado em sala de aula, no âmbito do Mestrado em Educação Artística, defendido em fevereiro de 2024, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, centrando na problemática do desenvolvimento das aprendizagens globais no 1º ciclo do Ensino Básico do sistema de ensino português (crianças entre os seis e os nove anos), com o objetivo de desenvolver um projeto de artes visuais, partindo da obra de arte, aplicando um modelo que une metodologias do ensino artístico ao trabalho de projeto, com o propósito de promover criatividade e expressão individual. Foi desenhado um projeto de coadjuvação entre a professora titular e a professora especialista, com o intuito de facilitar as aprendizagens, interligando-as. O trabalho por projetos colaborativos facilitou um caminho único, transformador, envolvendo incerteza, dúvida e improviso. Permitiu compreender como se podem ligar as abordagens do Ensino Artístico às diversas áreas curriculares resultando em múltiplas interações na abordagem do conhecimento, envolvendo as crianças na sua construção e por isso mesmo tornando-o mais significativo. Contribuíram para uma melhor reflexão desta experiência o cruzamento realizado neste trabalho entre as metodologias de investigação-ação e os estudos etnográficos ou investigação naturalista. A experiência aqui apresentada, engloba elementos que não sendo novos, se tornaram verdadeiras inovações pedagógicas ao longo de décadas. Aqui combinados de forma diferente, fica demonstrado a sua aplicabilidade transversal nas aprendizagens realizadas pelas crianças da nossa amostra.||The result of a case study of a pedagogical experiment conducted in the classroom is presented, as part of the Master's in Art Education, defended in February 2024, at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon, focusing on the issue of the development of global learning in the first cycle of Basic Education of the Portuguese education system (children between six and nine years old), with the aim of developing a visual arts project, starting from the artwork, applying a model that combines methodologies of artistic teaching with project work, in order to promote creativity and individual expression. A collaboration project was designed between the head teacher and the specialist teacher, with the purpose of facilitating learning, interconnecting them. Work through collaborative projects facilitated a unique, transformative path, involving uncertainty, doubt, and improvisation. It allowed understanding how the approaches of Art Education can be linked to various curricular areas, resulting in multiple interactions in the approach to knowledge, involving children in its construction and therefore making it more meaningful. The crossing between action research methodologies and ethnographic studies or naturalistic research carried out in this work contributed to a better reflection of this experience. The experience presented here encompasses elements that, although not new, have become true pedagogical innovations over decades. By combining differently here, its transversal applicability in the learning experiences of the children in our sample is demonstrated.||Se presenta el resultado de un estudio de caso de un experimento pedagógico llevado a cabo en el aula, como parte del Máster en Educación Artística, defendido en febrero de 2024, en la Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Lisboa, centrándose en la problemática del desarrollo de los aprendizajes globales en el primer ciclo de la Educación Básica del sistema educativo portugués (niños entre seis y nueve años), con el objetivo de desarrollar un proyecto de artes visuales, partiendo de la obra de arte, aplicando un modelo que une metodologías de la enseñanza artística al trabajo por proyecto, con el fin de promover la creatividad y la expresión individual. Se diseñó un proyecto de colaboración entre la profesora titular y la profesora especialista, con el propósito de facilitar los aprendizajes, interconectándolos. El trabajo mediante proyectos colaborativos facilitó un camino único, transformador, que involucró incertidumbre, duda e improvisación. Permitió comprender cómo se pueden vincular los enfoques de la Enseñanza Artística a las diversas áreas curriculares, resultando en múltiples interacciones en la aproximación al conocimiento, involucrando a los niños en su construcción y por ende, haciéndolo más significativo. Contribuyeron a una mejor reflexión de esta experiencia el cruce realizado en este trabajo entre las metodologías de investigación-acción y los estudios etnográficos o investigación naturalista. La experiencia aquí presentada abarca elementos que, aunque no son nuevos, se han convertido en verdaderas innovaciones pedagógicas a lo largo de décadas. Al combinarse de manera diferente aquí, se demuestra su aplicabilidad transversal en los aprendizajes realizados por los niños de nuestra muestra.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Barros Teixeira, Fátima da Conceição | Charréu, Leonardo
Data
27 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/sensorium/article/view/9253 | 10.33871/sensorium.2024.11.9253
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fonte
International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-20 | Art&Sensorium; v. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-20 | Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-20 | 2358-0437
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion