-
os dezenove milhões de nomes de maria camaleão : pedro lemebel no brasil colonial-técno-digital-ficcional do século vintchy-um
- Voltar
Metadados
Descrição
this work proposes a ‘transvested’ reading of the pedro lemebel’s text "the million names of maria chameleon", in articulation with other artistic-theoretical references. two texts are developed in parallel – one by nestor in the main body of the text and another by debora in the footnotes – to dialogue about queer/cuir bodies and their performative naming processes as a political strategy for existence and survival. queer/cuir aesthetics and politics are activated as an operation to appropriate violent discourses addressed to dissident bodies, in an effort to destabilize the norms. the text ends with a baptismal art exercise: a new section for the list of nicknames presented by lemebel in his original text, with an autofictional update of names, adjectives and references that stand out in the experience of dissident cuir bodies in a southern interior in colonized brazil inserted in the techno-digital-fiction of the twentch-one century.||este trabajo propone una lectura travestida del texto "los mil nombres de maría camaleón", de pedro lemebel, en articulación con otras referencias artístico-teóricas. se desarrollan en paralelo dos textos – el de nestor en el cuerpo del texto y el de débora en las notas al pie – para dialogar sobre cuerpos queer/cuir y sus procesos performativos de nombramiento como estrategia política de existencia y supervivencia. las estéticas y la políticas queer/cuir se activan como operación de apropiación de discursos violentos dirigidos a cuerpos disidentes, en un intento de desestabilizar las normas. el texto finaliza con un ejercicio de arte bautismal: una nueva sección para la lista de apodos presentada por pedro en su texto original, con una actualización autoficcional de nombres, adjetivos y referencias que destacanse en la vivencia de los cuerpos-cuir disidentes en un interior sureño en el brasil colonizado inserto en la ficción-tecno-digital del siglo veinti-uno.||este trabalho propõe uma leitura travestida do texto “os mil nomes de maria camaleão”, de pedro lemebel, em articulações com outras referências artístico-teóricas. dois textos são desenvolvidos paralelamente – o de nestor no corpo do texto e o de debora nas notas de rodapé – para dialogar sobre corpos queer/cuir e seus processos performativos de nomeação como estratégia política de existência e sobrevivência. as estéticas e políticas queer/cuir são acionadas como operação de apropriação de discursos violentos endereçados a corpas dissidentes como forma de desestabilização das normas. o texto se encerra com um exercício de arte batismal: uma nova seção para a lista de apelidos apresentada por pedro em seu texto original, com uma atualização autoficcional de nomes, adjetivos e referências que se destacam na vivência de corpacuirs dissidentes em um interior suleado no brasil colonizado inserido na ficção-técno-digital no século vintchy-um.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Varela Junior, Nestor | Pazetto, Debora
Data
7 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.unespar.edu.br/sensorium/article/view/9871 | 10.33871/sensorium.2024.11.9871
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Art&Sensorium | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Fonte
International Interdisciplinary Journal of Visual Arts - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-17 | Art&Sensorium; v. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-17 | Revista Internacional Interdisciplinaria de Artes Visuales - Art&Sensorium; Vol. 11 (2024): Art&Sensorium; 1-17 | 2358-0437
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion