-
The Deidealization of the Female Romantic Character in Camilo Castelo Branco and José de Alencar||A DESIDEALIZAÇÃO DA PERSONAGEM ROM NTICA FEMININA EM CAMILO CASTELO BRANCO E JOSÉ DE ALENCAR
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to present points of contact between the works A neta do arcediago, published by Camilo Castelo Branco in 1860, and Lucíola, published by José de Alencar in 1862, verifying the way in which strong female characters were constructed that were outside the norm of romanticism and 19th century society. Liberata, by Camilo Castelo Branco, and Lúcia, by José de Alencar, are presented as prostitutes set in Lisbon and Rio de Janeiro, respectively. Both go against the romantic idealization of femininity, being described as masters of their own will and, despite the marginalization suffered by their social position, establishing their own principles and morals of life. For this comparative reading, we took as theoretical basis: a) studies on comparative literature, such as A literatura comparativa, by Tânia Carvalhal; b) critical texts about the authors and their places in the literary history of Brazil and Portugal, based on the Concise History of Brazilian Literature, by Alfredo Bosi (2006) and the History of Portuguese Literature, by António Saraiva and Óscar Lopes (1982); c) readings that allow us to reflect on the construction of female characters, such as The Character of the Romance, by Antonio Candido (2007) and The Second Sex, by Simone de Beauvoir (2012).||O presente trabalho tem como objetivo apresentar pontos de contato entre as obras A neta do arcediago, publicada por Camilo Castelo Branco em 1860 e Lucíola, publicada por José de Alencar em 1862, verificando o modo de construção de personagens femininas fortes e fora do padrão do romantismo e da sociedade do século XIX. Liberata, de Camilo Castelo Branco e Lúcia, de José de Alencar, são apresentadas como prostitutas ambientadas respectivamente em Lisboa e no Rio de Janeiro. Ambas vão contra a idealização romântica do feminino, sendo descritas como donas de suas vontades e, apesar da marginalização sofrida pela posição social, estabelecendo os próprios princípios e moral de vida. Para tal leitura comparativa, tomamos como embasamento teórico: a) estudos sobre literatura comparada, como A literatura comparada, de Tânia Carvalhal (2006); b) textos críticos sobre os autores e seus lugares na história literária de Brasil e Portugal, a partir da História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi (2006) e da História da literatura portuguesa, de António Saraiva e Óscar Lopes (1982); c) leituras que nos permitem refletir sobre a construção das personagens femininas, como A personagem do romance, de Antonio Candido (2007) e O segundo sexo, de Simone de Beauvoir (2012).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Senibaldi, Maria Eduarda | de Mello Sá Carvalho Ribeiro, Gustavo
Data
3 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/19627 | 10.58943/irl.v1i59.19627
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
ITINERÁRIOS – Revue de Littérature; n. 59 v. 1 (2024): Confluences et Sentiers Littéraires : Perspectives et Dialogues dans les Littératures de Langue Portugaise; 141 - 153 | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura; n. 59 v. 1 (2024): Confluências e sendas literárias: perspectivas e diálogos nas literaturas de Língua Portuguesa; 141 - 153 | 0103-815X | 10.58943/irl.v1i59
Assuntos
Camilo Castelo Branco | José de Alencar | Deidealization | Romantic Character | Camilo Castelo Branco | José de Alencar | Desidealização | Personagem Romântica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion