-
CORPORATIONS, STRATEGIES AND INSTITUTIONS: an analysis of Nissan in Brazil||ENTREPRISES, STRATÉGIES ET INSTITUTIONS: une analyse de Nissan au Brésil||CORPORAÇÕES, ESTRATÉGIAS E INSTITUIÇÕES: uma análise da Nissan no Brasil
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyzes the trajectory of Nissan inorder to advance the construction of a model foranalyzing the profit trend strategies of automotiveOriginal Equipment Manufacturers (OEMs), which have been undergoing a profound process of manufacturing de-verticalization and business model restructuring in recent decades. The basic question to be answered is to understand how processes of innovation and product diversification are defined and included within the scope of the profit strategies of automotive corporations and how this fits in with the restructuring of the automotive market. The results show that automotive multinationals do not reorganize themselves and do not use the same action strategies, and that in contexts of institutional regulation, such as the implementation phase of the Inovar-Auto program in Brazil, demonstrate the ability to adapt to local circumstances and rules.||Cet article analyse la trajectoire de Nissan dansle but de faire progresser la construction d’unmodèle d’analyse des stratégies d’évolution desbénéfices des équipementiers automobiles, qui ontconnu un profond processus de déverticalisationde la fabrication et de restructuration du modèled’entreprise au cours des dernières décennies. Laquestion fondamentale à laquelle il faut répondreest de comprendre comment les processus d’innovation et de diversification des produits sontdéfinis et inclus dans le champ d’application desstratégies de profit des entreprises automobiles etcomment cela s’inscrit dans la restructuration dumarché de l’automobile. Les résultats indiquentque les multinationales de l’automobile ne seréorganisent pas et n’utilisent pas les mêmes stratégies d’action et que, dans des contextes derégulation institutionnelle, comme dans la phasede mise en oeuvre du programme Inovar-Autoau Brésil, démontrer la capacité de s’adapter auxcirconstances et aux règles locales.||Este artigo analisa a trajetória da Nissan com o propósito de avançar na construção de um modelo de análise das estratégias tendenciais de lucro das Original Equipment Manufacturers (OEMs) automotivas, as quais vêm passando, nas últimas décadas, por um profundo processo de desverticalização da manufatura e de reestruturação do seu modelo de negócios. A questão de fundo a ser respondida é entender como processos de inovação e diversificação de produtos são definidos e incluídos no âmbito das estratégias de lucro das corporações automotivas e de que forma isso se coaduna com a restruturação do mercado automotivo. Os resultados apontam que as multinacionais automotivas não se reorganizam e não se valem das mesmas estratégias de ação e que elas, em contextos de regulação institucional, como na fase de vigência do programa Inovar-Auto no Brasil, demonstram capacidade de se adaptar às conjunturas e regras locais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Jonathas da Costa Lima, Raphael | Assis Dulci, João
Data
17 de outubro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/58699 | 10.9771/ccrh.v37i0.58699
Idioma
Direitos autorais
Fonte
Caderno CRH; Vol. 37 (2024): Publicação Contínua; e024018 | Caderno CRH; Vol. 37 (2024): Publicação Contínua; e024018 | Caderno CRH; v. 37 (2024): Publicação Contínua; e024018 | 1983-8239 | 0103-4979
Assuntos
Estratégia Corporativa | Inovar-Auto | Instituições | Nissan | Setor Automotivo | Sociologia Econômica | Sociologia dos Mercados | Estratégias Corporativas | Corporate Strategy | Inovar-Auto | Institutions | Nissan | Automotive Sector | Economic Sociology | Sociology of Markets | Corporate Strategies | Stratégie d’entreprise | Inovar-Auto | Institutions | Nissan | Secteur automobile | Sociologie économique | Sociologie des marchés | Stratégies d'entreprise
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares