-
LITERATURE IN SCHOOLS: : WHERE THE COMMUNITY OF READERS IS FORMED||LITERATURA NA ESCOLA:: ONDE A COMUNIDADE DE LEITORES SE FORMA
- Voltar
Metadados
Descrição
The article stems from a master thesis which sought to understand the point up to which the proposals of literary reading conducted within Confraria Literária, an extension project developed at UFSC’s Colégio de Aplicação, have allowed its participants to have an effective contact with literature, resulting in the upbringing of literary readers. For such, a documental analysis of the available materials in the memorial archives of the project was conducted (posters, pictures and written texts). The framework presents the results of the aforementioned analysis, in tandem with the theoretical input which includes Cosson (2021), Rouxel (2013), Rezende (2013) and Zilberman (2012). Regarding the results, the work highlights that Confraria Literária has enabled for an effective contact of the fellows with literature, contributing, above all, for the formation of a community of readers and the growth of their reading repertoire.||O artigo resulta de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender em que medida as propostas de leitura literária realizadas no âmbito do Confraria Literária, projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFSC, possibilitaram aos seus partícipes um contato efetivo com a literatura resultando na formação de leitores literários. Para tanto, realizamos uma análise documental dos materiais disponíveis no acervo memorialístico do projeto (cartazes, fotografias e textos escritos). O recorte apresenta os resultados da análise documental, em diálogo com o aporte teórico que inclui Cosson (2021), Rouxel (2013), Rezende (2013) e Zilberman (2012). Como resultados destacamos que o Confraria Literária possibilitou um contato efetivo dos confrades com a literatura, contribuindo, sobretudo, para a formação de uma comunidade de leitores e para a ampliação do repertório de leitura desses.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
DAS NEVES MATEUS, JULIA | Domingues, Chirley
Data
28 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/53335 | 10.9771/ell.v0i78.53335
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Estudos Linguísticos e Literários
Fonte
Estudos Linguísticos e Literários; n. 78 (2024): seção livre + dossiê "linguagem e racismo"; 306-331 | 2176-4794
Assuntos
Leitura literária; Confraria Literária; Ensino de literatura; Socialização de leituras.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion