Descrição
This research was carried out to explore the possibilities of remote learning, in the context of Covid 19. The work is concretized from the structuring of an intervention proposal focused on the teaching of Portuguese Language for the 3rd semester of High School. For this, multimodal texts that address Variation and Linguistic Prejudice based on Critical Literacy were selected. The present work is based on the precepts of action research with the proposition of didactic transposition. The content was planned for 9 hours/class with synchronous (Google Meet) and asynchronous (Google Forms) activities. As a contribution, this work is relevant to the Portuguese Language learning process, as students can read, reflect, dialogue, and produce texts in addition to cooperating with the work of educators interested in more interactive classes.||Esta pesquisa foi realizada com o intuito de explorar as possibilidades de aprendizagem de maneira remota, diante do contexto da Covid 19. O trabalho se concretiza a partir da estruturação de uma proposta de intervenção com foco no ensino de Língua Portuguesa para o 3º semestre do Técnico Integrado ao EM. Para tanto, selecionamos textos multimodais que abordam a Variação e o Preconceito Linguístico com base no Letramento Crítico. O trabalho fundamenta-se nos preceitos da pesquisa ação com proposição de transposição didática. O conteúdo foi previsto para um período de 9h/aula com atividades síncronas (google meet) e assíncronas (google forms). Como contribuição, este trabalho mostra-se relevante no processo de aprendizagem de LP, pois os estudantes podem ler, refletir, dialogar e produzir textos além de cooperar para o trabalho de educadores interessados em aulas mais interativas.