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MEIO FÍSICO E SOCIAL EM JARDINS DE INFÂNCIA EM ANGOLA: UMA ANÁLISE SOBRE A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
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Metadados
Descrição
This article analyzes the context of learning assessment in the Physical and Social Environment Curricular Area in Preschool Education in Kindergartens in the Kilamba Centrality, Luanda Province, Angola. This is qualitative research based on a case study. The methodology used for data collection includes an interview with two kindergarten teachers and a documentary analysis that served as theoretical support. The reevaluation system; Evaluation models; Early childhood educators. arch results reveal that the teachers use several models of learning assessment in this curricular area, such as diagnostic, formative, and summative, as well as observing changes in the child's behavior concerning the content worked on. Instruments such as individual assessment forms are also used. However, there is an idea among the teachers that the summative assessment only classifies, which makes it incompatible with Preschool Education. This article will likely contribute to the dissemination of the hierarchical function of summative assessment, which allows it to be used in a preschool context.||Este artigo tem como objectivo analisar o contexto da avaliação das aprendizagens da Área Curricular Meio Físico e Social na Educação Pré-Escolar em Jardins de Infância da Centralidade do Kilamba, Província de Luanda, Angola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa versada no estudo de caso. A metodologia usada para a recolha de dados compreende a entrevista que foi aplicada a duas educadoras de Infância e a análise documental que serviu de suporte teórico. Os resultados da pesquisa revelam que as educadoras utilizam vários modelos de avaliação das aprendizagens nessa área curricular, como a diagnóstica, a formativa e a sumativa, bem como a observação de mudanças na conduta da criança face aos conteúdos trabalhados, são também utilizados instrumentos como as fichas de avaliação individuais. Porém, existe entre as educadoras, a ideia de que a avaliação sumativa classifica apenas, o que a incompatibiliza com a Educação Pré-Escolar. Espera-se que este artigo contribua para que se difunda a função de hierarquização da avaliação sumativa que possibilita que esta seja empregue em contexto Pré-Escolar.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Teixeira, Maria José | Tóto, Anildo Jorge
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 20-33 | 1679-1347
Assuntos
Sistema de avaliação | Modelos de avaliação | Educadoras de infância | Evaluation System | Evaluation Models | Early Childhood Educators
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática