-
CONCEPÇÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA 6ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA DO CATÓ EM SUMBE, ANGOLA
- Voltar
Metadados
Descrição
The article presents the conceptions about the instruments for assessing learning in the 6th grade of the Cató primary school in Sumbe, Angola. However, it aims to understand conceptions about evaluation through one teacher’s perspective, as well as to describe the instruments used by them in the class and to determine their effectiveness. This research was based on a qualitative approach, of a basic nature, descriptive as to the objectives and, as to the procedures, it is part of the documentary research and field research, according to (Gerhardt & Silveira, 2009). The documents of the referred school were read to verify the facts presented and the support material of the Assessment Module, by Angolan authors and other authors who address aspects of the learning assessment. In the field research, the 6th-grade teacher of the referred school was contacted to obtain data and information necessary for the construction of the research, concerning the conception of the application of the assessment instruments. The results of this research essentially point to the need for a diversified use of instruments, to provide spaces for active participation for all students without any discrimination.||O artigo tem como objectivo principal apresentar as concepções sobre os instrumentos de avaliação das aprendizagens na 6ª classe da Escola Primária do Cató em Sumbe, Angola. Especificamente, pretende-se compreender as concepções sobre avaliação a partir da perspectiva de um professor, bem como descrever os instrumentos utilizados na referida classe e determinar a eficácia dos mesmos. A presente pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva quanto aos objectivos e, quanto aos procedimentos, insere-se na pesquisa documental e pesquisa de campo, segundo (Gerhardt e Silveira, 2009). Fez-se leitura dos documentos da referida escola para constatar os factos apresentados e também do material de apoio do Módulo de Avaliação, de autores angolanos e outros autores que abordam aspectos sobre a avaliação das aprendizagens. Na pesquisa de campo, contactou-se o docente da 6ª classe da referida escola para obtenção de dados e informações necessárias para a construção da pesquisa, no que tange à concepção sobre a aplicação dos instrumentos de avaliação. Os resultados desta pesquisa apontam, essencialmente, para a necessidade de uso diversificado de instrumentos, de modo a contemplar espaços de participação activa a todos os alunos sem quaisquer discriminações.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Serôa, António Cataienga | José, João Adelino
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 34-46 | 1679-1347
Assuntos
Ensino-Aprendizagem | Resultados | Tomada de Decisões | Teaching-Learning | Results | Decision Making
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática