-
HABILIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR EM UM DOS CENTROS INFANTIS NO MUNICÍPIO DO SUMBE, CUANZA SUL/ANGOLA
- Voltar
Metadados
Descrição
This article reports on children's psychomotor skills in preschool education in one of the children's centers in the province of Cuanza Sul, Sumbe-Angola, to analyze how educators work and evaluate gross and fine psychomotor skills. Good psychomotor development provides the child with basic capabilities such as good body control, well-defined lateralization, faculty of symbolization, space-time orientation visual-motor coordination, etc. To this end, there is a need to assess the analysis of the results of the observations made to ascertain the effectiveness of activities for the development of psychomotor skills. Early childhood education is defined as the first stage of lifelong education and there must be basic and necessary conditions for children to continue learning and develop their skills based on what they already know. The present study is of a descriptive qualitative nature, which encompasses a diversity of methods and techniques for data collection such as observation, questionnaire survey, structured interview with a bibliographical approach, and documentary analysis.||O presente artigo reporta sobre as habilidades psicomotoras das crianças na educação pré-escolar em um dos centros infantis da província do Cuanza Sul, Sumbe, Angola, com o intuito de analisar como as educadoras trabalham e avaliam as habilidades psicomotoras grossas e finas. Considerando que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona à criança algumas das capacidades básicas como: bom domínio corporal, uma lateralização bem definida, faculdade de simbolização, orientação espaço-temporal e coordenação viso-motora, etc. Para tal, há necessidade de aferir a análise dos resultados das observações feitas para averiguar a eficácia das atividades para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras. A educação pré-escolar é definida como a primeira etapa da educação ao longo da vida e deve haver condições básicas e necessárias para que as crianças continuem a aprender a desenvolver as suas habilidades a partir do que já conhecem. O presente estudo é de natureza qualitativa descritiva, que engloba uma diversidade de métodos e técnicas para recolha de dados como: a observação, o inquérito por questionário, entrevista estruturada com abordagem bibliográfica e análise documental.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cruz, Maria Alice António João Manuel da | Malaquias, Carolina Marinela Valembica
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 61-76 | 1679-1347
Assuntos
Crianças do pré-escolar | Habilidades Psicomotoras | Coordenação global e fina | Preschool Children | Psychomotor Skills | Global and fine coordination
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática