-
PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO PRIMÁRIO NO COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY-HUAMBO, ANGOLA
- Voltar
Metadados
Descrição
The article presents itself as a study driven by understanding the assessment practices used by teachers in the teaching and learning process at the primary level in the municipality of Huambo. Specific objectives were: to present how assessment planning is carried out in the teaching and learning process at the São José de Cluny School Complex, to identify the most used assessment practices, and, finally, to bring teachers' perceptions about the type of assessment practices that stimulate learning. The research was based on a bibliographic review, document analysis, and questionnaires. The results show that evaluation is understood differently, reflecting societal changes. The results show that assessment is seen as one that has an assortment of understanding, due to its evolution following the changes that occur in society and the teaching and learning process in primary education. In short, the study contributes to a better understanding of assessment practices in primary education, offering support for improvement.||O artigo apresenta-se como um estudo impulsionado por conhecer as práticas de avaliação usadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem no nível primário no município do Huambo. Constituíram objetivos específicos: apresentar como é feita a planificação da avaliação no processo de ensino e aprendizagem no Complexo Escolar São José de Cluny, identificar as práticas avaliativas mais usadas e, por fim, trazer as percepções dos professores sobre o tipo das práticas de avaliação que estimulam aprendizagem. A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e questionários. Os resultados mostram que a avaliação é compreendida de formas variadas, refletindo mudanças na sociedade. Os resultados evidenciam que avaliação é tida como aquela que tem multiplicidade de entendimento, devido a sua evolução de acordo com as mudanças que ocorrerem na sociedade e no processo de ensino e aprendizagem no ensino primário. Em suma, o estudo contribui para um melhor entendimento das práticas de avaliação no ensino primário, oferecendo subsídios para a melhoria.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Fernando, João Samoma | Itotonay, Gervásio Yoluavali
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 77-92 | 1679-1347
Assuntos
Avaliação | Ensino-aprendizagem | Educação | Assessment | Teaching-learning | Education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática