-
AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA
- Voltar
Metadados
Descrição
The present article is a research outcome about “conceptions of evaluation in the point of view of the primary school teachers of Quibaúla centrality in Sumbe municipality in the Angolan province of Cuanza-Sul, carried out in 2024. The research brings to light the understanding of evaluation as a fundamental practice in the education system, which seeks to provide solutions to problems and questions as well as a look at the reflection in action, once teaching without evaluating it by teachers, would fall into the lack of reflections about the whole process as such and without the possibility of coming to desired results. The research adopts a qualitative approach based on questionnaires applied to teachers of Portuguese and environmental Study Subjects. As a research outcome, it was found that teachers generally use oral and written tests along with individual and group work as testing instruments once they believe that evaluation is important because it helps in measuring the pupils’ level of development and understandability based on the contents taught to them. ||O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre o pensamento de avaliação dos professores de uma escola primária da Centralidade da Quibaúla no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul em Angola, realizada em 2024. O objectivo é aferir o entendimento sobre a prática e a importância da avaliação que os mesmos têm no processo de ensino e aprendizagem. O estudo realça a importância da avaliação como uma prática fundamental ao sistema educativo, que visa a resolução de problemas e questionamentos, bem como a reflexão sobre a acção, sendo que o ensino sem a avaliação remete os docentes à falta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sem a possibilidade de aferir os resultados preconizados desta actividade. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa baseada na aplicação de inquérito por questionário aos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Dos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores utilizam provas escritas, orais, trabalhos individuais e grupais como instrumentos avaliativos, sendo que para os mesmos a avaliação é importante pois auxilia na compreensão do grau do desempenho dos alunos com base nos conteúdos ministrados.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lourenço, Agostinho Hamuti | Calorito, Xavier Serafim
Data
28 de dezembro de 2024
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Inventário
Fonte
Inventário; n. 34 (2024); 113-126 | 1679-1347
Assuntos
Avaliação | concepções docentes | processo de ensino-aprendizagem | Evaluation | teachers’ conceptions | teaching-learning process
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Textos de Seção Temática