-
Reflections on remediation in consumption of experience in Comic Con Experience||Reflexiones sobre la remediación en el consumo de experiencia en la Experiencia Comic Con||Reflexões acerca da remediação no consumo de experiência na Comic Con Experience
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on the ethnography of the 2017, 2019, 2020 and 2021 editions of Comic Con Experience, an event held in São Paulo, this article relates remediation and experience consumption. Based on participant observation and 10 open and in-depth interviews, it identifies the concepts of collective and common imagination and voluntary suspension of disbelief, developing reflections that indicate that more than prior knowledge, experience consumption depends on an affective antecedence, formed through rituals that precede the event. Observing that throughout these rituals, addressed according to Jesus Martín-Barbero, remediations occur, a concept presented by Jay David Bolter and Richard Grusin, the article therefore considers that they contribute to experience consumption at the event.||A partir de la etnografía de las ediciones de 2017, 2019, 2020 y 2021 de Comic Con Experience, evento realizado en São Paulo, este artículo relaciona la remediación y el consumo de experiencia. A partir de la observación participante y de 10 entrevistas abiertas y en profundidad, identifica los conceptos de imaginación colectiva, común y suspensión voluntaria de la incredulidad, desarrollando reflexiones que indican que más que un conocimiento previo, el consumo de la experiencia depende de una anterioridad afectiva, formada a través de rituales que preceden al evento. Al señalar que a lo largo de estos rituales, discutidos según Jesús Martín-Barbero, ocurren remediaciones, concepto presentado por Jay David Bolter y Richard Grusin, el artículo considera que contribuyen al consumo de experiencia en el evento.||A partir da etnografia das edições de 2017, 2019, 2020 e 2021 da Comic Con Experience, evento realizado em São Paulo, este artigo relaciona a remediação e o consumo de experiência. Pautado na observação participante e em 10 entrevistas abertas e em profundidade, identifica os conceitos de imaginário coletivo, comum e suspensão voluntária da descrença, desenvolvendo reflexões que indicam que mais do que um conhecimento prévio, o consumo de experiência depende de uma anterioridade afetiva, formada através de ritualidades que antecedem o evento. Observando que ao longo destas ritualidades, abordadas segundo Jesus Martín-Barbero, ocorrem remediações, conceito apresentado por Jay David Bolter e Richard Grusin, o artigo considera, portanto, que elas contribuem para o consumo de experiência no evento.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Silva, Leonardo Soares
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/61397 | 10.22409/rmc.v18i3.61397
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Mídia e Cotidiano
Fonte
Media and Everyday Life; Vol. 18 No. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 291-312 | Medios y Cotidiano; Vol. 18 Núm. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 291-312 | Mídia e Cotidiano; v. 18 n. 3 (2024): Comunicação, cotidiano e meio ambiente: interfaces teóricas e ativismos midiáticos; 291-312 | 2178-602X | 10.22409/rmc.v18i3
Assuntos
Remediación | Consumo de Experiencia | Rituales | Consumo | Comic Con experience | Remediation | Experience Consumption | Rituals | Consumption | Comic Con Experience | Remediação | Consumo de Experiência | Ritualidades | Consumo | Comic Con experience
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion