-
Metalanguage and intermedial experimentalism in the graphic novel “META”||Metalinguagem e experimentalismo intermidiático na graphic novel “META”
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this work is to reflect on the use of intertextual, intermedial and metatextual aspects in the work of Saravá, Vigñole, Freitas and Manes, “META - Depto. de Crimes Metalinguísticos” (2020), winner of the 2021 Jabuti Award for Best Comic Book, and “META 2” (2022). These comics bring together drama, humor, experimentalism and pop culture, focusing on people's relationship with the arts. Through META, a secret police that investigates cases that occurred in different universes, with detectives who work in comics, theater, literature and cinema, the works discuss breaking the fourth wall by playing with the frontiers and transits between fiction and the world of readers. The authors play with metalanguage in a critical and expressive way, using quotations and building intertextual dialogues with national and international comic artists. The drawings and layout of the pages parody various artistic styles, constituting a stylistic and poetic exercise in narrating stories about the act of telling stories.||O objetivo deste trabalho é refletir sobre as relações intermidiáticas presentes nas obras de Saravá, Vigñole, Freitas e Manes, META – Depto. de Crimes Metalinguísticos (2020), vencedora do Prêmio Jabuti 2021 de Melhor História em Quadrinhos e META 2 (2022), considerando os efeitos de metalinguagem e intertextualidade enquanto exercício crítico e paródico. Para compreender o uso de elementos intertextuais, intermidiáticos e metatextuais foram estudados os conceitos de intermidialidade de Claus Clüver (2006) e de Irina Rajewsky (2012); as discussões sobre intertextualidade propostas por Julia Kristeva (1969) e Tiphaine Samoyault (2008); as pesquisas sobre metalinguagem de Roberto Elísio dos Santos (2013) e Gabriel Soares; além das ideias sobre paródia de Bakhtin (2002). As análises voltaram-se para o modo como os elementos da linguagem dos quadrinhos foram acionados, como a diagramação das páginas, o uso dos requadros, os balões de fala, a caracterização de personagens, cenários, onomatopeias, referências culturais, etc. Por meio da META, uma polícia secreta investiga casos ocorridos em universos diferentes, com detetives que atuam nos quadrinhos, teatro, literatura e cinema, as obras discutem a quebra da quarta parede, jogando com as fronteiras e os trânsitos entre a ficção e o mundo dos leitores edas leitoras. Os autores brincam com a metalinguagem de uma maneira crítica e expressiva, lançando mão de citações e construindo diálogos intertextuais com quadrinistas nacionais e internacionais. Os desenhos e a diagramação das páginas fazem paródias de vários estilos artísticos, constituindo um exercício estético e poético de narrar histórias sobre o ato de contar histórias.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lopes Pinheiro Queluz , Marilda | Pinheiro Queluz, Rebeca
Data
12 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/45597 | 10.34019/2525-7757.2024.v10.45597
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Marilda Lopes Pinheiro Queluz , Rebeca Pinheiro Queluz | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Nava; v. 10 n. 1 (2024): Revista Nava 16 | 2525-7757
Assuntos
Metalinguagem | Intermídia | História em quadrinhos | META | metalenguage; intermidia; graphic novel; META.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion