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The romantic imagery in the sonatas for cello and piano by Ludwig van Beethoven||O imaginário romântico nas sonatas para violoncelo e piano de Ludwig van Beethoven
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Metadados
Descrição
In this article we develop the hypothesis that more than simply a composer in a historical period, Ludwig Van Beethoven adopted compositional strategies in music related to the birth of the literary novel, linking his work to very objective elements of what would come to be called Romanticism. Among these elements, we highlight the importance of instrumental writing, adopting structures particularly associated with the instruments for which he wrote, resembling his creative process in a way corresponding to the use of vernacular languages as a distinctive aspect that formed the Romance Languages. Such correspondence crosses through a modern ideology and constitutes a normalized aspect in the musical composition of the 19th century, however we seek to emphasize Beethoven's originality beyond the paradigm of the genius by tracing his relationship with a broader aesthetic context. We use Beethoven's five sonatas for cello and piano as study objects, as examples of distinctive phases of his work, proposing that since his Opus 5 the Baroque paradigm of generic writing had already been overcome, assuming new criteria for his period’s style. Thus, by linking musical analysis to a historical-aesthetic reading, our conclusions point to a redefinition of structural paradigms, which were once dependent solely on structural elements (harmony and thematic development).||Neste artigo trabalhamos com a hipótese de que, mais do que simplesmente um compositor em um período histórico, Ludwig van Beethoven adotou estratégias composicionais em música relacionadas ao nascimento do romance literário, que vinculam sua obra a elementos muito objetivos do que viria a ser chamado de Romantismo. Dentre eles, destacamos a importância da escrita instrumental adotando estruturas particularmente associadas aos instrumentos para os quais ele escrevia, assemelhando seu processo criativo de maneira correspondente ao uso das línguas vernaculares como item distintivo que formou as línguas do romance. Tal correspondência atravessa um ideário moderno e constitui-se aspecto normalizado na composição musical do século XIX, entretanto, buscamos enfatizar o lugar de originalidade das escolhas de Beethoven para além do paradigma do gênio, ao traçar sua relação com um contexto estético mais amplo. Adotamos como objetos de estudo as cinco sonatas para violoncelo e piano de Beethoven, como exemplares de fases distintivas de sua obra, propondo que desde seu Opus 5 já era superado o paradigma Barroco de uma escrita genérica, assumindo critérios novos ao estilo da época. Dessa forma, ao ligarmos a análise musical com uma leitura histórico-estética, nossas conclusões apontam para uma redefinição de paradigmas estruturais outrora dependentes do dado estrutural (harmonia e desenvolvimento temático) tão somente.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pinheiro, Rodrigo Falson | Silva, William Teixeira da
Data
18 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/102427 | 10.5007/2175-7917.2024.e102427
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Rodrigo Falson Pinheiro, William Teixeira da Silva | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 29 (2024); 01-27 | Anuário de Literatura; v. 29 (2024); 01-27 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Chamber music | Ludwig van Beethoven | Sonatas for cello and piano | Música de câmara | Ludwig van Beethoven | Sonatas para violoncelo e piano
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares