Descrição
O presente estudo busca investigar o cenário da atuação da Terapia Ocupacional e da Musicoterapia no contexto escolar da cidade de Belo Horizonte através de uma pesquisa exploratória realizada por meio de entrevistas. Para tanto, foi desenvolvido um formulário online, a ser respondido por professores do ensino infantil e fundamental. Foram selecionadas aleatoriamente 134 escolas, de ensino público e particular, contactadas através de ligação por telefone. A comunicação com os professores e divulgação da pesquisa ficou a cargo das escolas interessadas. Ao todo, foram obtidas e analisadas 56 entrevistas de 18 escolas diferentes. A partir dos resultados foi observado interesse dos professores sobre a participação destes profissionais na escola, bem como sua visão sobre as contribuições dessa atuação. No entanto, poucas instituições contam com esses profissionais no seu quadro de funcionários. As respostas foram analisadas e discutidas, apontando a necessidade de reforço da importância destas áreas para um ensino mais inclusivo e com melhores condições para os alunos.||The present study investigates the work of Occupational Therapy and Music Therapy in the school context of the city of Belo Horizonte through exploratory research carried out over interviews. For that, an online survey was developed to be answered by kindergarten and elementary school teachers. A total of 134 public and private schools were randomly selected and contacted by phone. Communication with teachers and dissemination of the research was the responsibility of interested schools. In all, 56 interviews from 18 different schools were obtained and analyzed. From the results, it was possible to observe the teachers interest in the participation of these professionals in the school and their view on the possible contributions of this line of work. However, few institutions have these professionals on their staff. The answers were analyzed and discussed, pointing out the importance of these areas for more inclusive education and better conditions for the students.