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António Teixeira’s Cartilha Normal Portuguésa (1902): between traditions, changes and exchanges||A Cartilha Normal Portuguésa de António Teixeira (1902): entre tradições, mudanças e intercâmbios
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Metadados
Descrição
The 19th century in Europe witnessed numerous social revolutions, among which those affecting national pedagogical systems occupy a noteworthy place deserving of scholarly consideration. Indeed, primers (cartilhas) once again assumed central importance during this period as intellectuals developed various materials to promote literacy. This proliferation of resources and the expansion of public schooling prompted the Portuguese government to enhance and strengthen the educational system while simultaneously attempting to standardize the diverse teaching methods in circulation. However, to mitigate the high cost of books, educators were encouraged to become authors, as evidenced by the publication of the Cartilha Normal Portuguesa by Cape Verdean canon António Teixeira in 1902. Teixeira emerged as a notable figure in the cultural landscape of the archipelago at the turn of the 19th and 20th centuries, dedicated to combating illiteracy and fostering a sense of identity consciousness. His primer symbolizes the synthesis of a longstanding European pedagogical-didactic tradition, modernized by the new linguistic and philological developments of the 19th century and filtered through the didactic guidelines of Portuguese educators such as António de Castilho, Carlos Dias, Francisco de Aulete, and João de Deus. This study aims to shed light on this primer, which combines traditional standards and modern innovations, conceived beyond Europe’s geographical confines yet perfectly encapsulating the vigorous intellectual movement of the fin de siècle period across the Old World.||O século XIX europeu assistiu a numerosas revoluções sociais, entre as quais as que afetaram os sistemas pedagógicos nacionais ocupam um lugar digno de consideração nos estudos didáticos. De fato, foi nesse período que as cartilhas voltaram novamente a assumir um papel de destaque, uma vez que, a partir delas, os pensadores elaboraram vários materiais voltados à alfabetização. Essa explosão de recursos, junto com o crescimento das escolas públicas, levou o governo português a ampliar e reforçar o sistema escolar e, ao mesmo tempo, a unificar os diversos métodos didáticos em circulação. No entanto, para amortizar o elevado custo dos livros, os professores foram encorajados a se tornarem autores, como testemunha a Cartilha Normal Portuguésa do cônego cabo-verdiano António Teixeira (1902). Teixeira foi uma figura nota dentro do cenário cultural do arquipélago na viragem dos séculos XIX-XX, empenhado na luta contra o analfabetismo e no desenvolvimento de uma consciência identitária. Sua cartilha simboliza a síntese de uma longa tradição pedagógico-didática europeia, modernizada pelos novos desenvolvimentos linguísticos e filológicos do século XIX e filtrada pelas diretrizes didáticas de autores portugueses, como António de Castilho, Carlos Dias, Francisco de Aulete e João de Deus. O presente estudo busca destacar esta cartilha, que combina padrões tradicionais e inovações modernas, surgida além das fronteiras geográficas europeias, mas que condensa perfeitamente todo o fervente movimento intelectual finissecular do Velho Mundo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Migliorelli, Matteo
Data
30 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/102049 | 10.5007/2175-7968.2024.e102049
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Cadernos de Tradução | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Cadernos de Tradução; Vol. 44 No. esp. 3 (2024): Intercâmbios finisseculares: o português entre norma e tradução; 1-17 | Cadernos de Tradução; Vol. 44 Núm. esp. 3 (2024): Intercâmbios finisseculares: o português entre norma e tradução; 1-17 | Cadernos de Tradução; v. 44 n. esp. 3 (2024): Intercâmbios finisseculares: o português entre norma e tradução; 1-17 | 2175-7968 | 1414-526X
Assuntos
cartilha | língua portuguesa | métodos didáticos | alfabetização | cartilha | portuguese language | teaching methods | literacy
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion