-
EVALUATION OF TEACHERS’ LIFE SATISFACTION AND INDIVIDUAL PERFORMANCE PERCEPTION LEVEL||AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO COM A VIDA E DO NÍVEL DE PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL DOS PROFESSORES
- Voltar
Metadados
Descrição
Teachers‘ life satisfaction is effective on teaching process and students’ learning process. Teachers' life satisfaction and individual performance perception levels directly affect the educational process and quality of education. The aim of the study is to determine the life satisfaction and individual performance perception levels of preschool teachers and to evaluate them according to demographic characteristics. The study employed the life satisfaction scale and the individual performance scale to gather data. The SPSS Program was used to analyze the data that were obtained from the study. First of all, information about the demographic characteristics of the participants was presented. In order to reveal whether there were problems related to the distribution of the data, kurtosis, skewness, mean and standard deviation values were examined, and the reliability levels of the factors were also tested. Correlation analysis, Mann-Whitney-U Test for differences according to demographic variables and Kruskal-Wallis H Test Tests were used to determine the relationship between the variables. As a result of the research, It was determined that teachers' life satisfaction averages were at a very high level and their individual performance perception levels were at a medium level. In the results of the difference test, It was determined that life satisfaction and individual performance perception levels of teachers differed statistically according to graduated school, branch and age, but not according to duty region and education level. It was also determined that the individual performance perception levels of teachers did not differ according to income, while there was a statistically significant difference between life satisfaction and income.||A satisfação com a vida dos professores é eficaz no processo de ensino e no processo de aprendizagem dos alunos. A satisfação com a vida dos professores e os níveis de percepção de desempenho individual afetam diretamente o processo educacional e a qualidade da educação. O objetivo do estudo é determinar os níveis de satisfação com a vida e a percepção de desempenho individual de professores de pré-escola e avaliá-los de acordo com as características demográficas. O estudo empregou a escala de satisfação com a vida e a escala de desempenho individual para coletar dados. O programa SPSS foi usado para analisar os dados obtidos do estudo. Primeiramente, foram apresentadas informações sobre as características demográficas dos participantes. Para revelar se havia problemas relacionados à distribuição dos dados, foram examinados os valores de curtose, assimetria, média e desvio padrão, e também foram testados os níveis de confiabilidade dos fatores. Análise de correlação, teste Mann-Whitney-U para diferenças de acordo com variáveis demográficas e teste H de Kruskal-Wallis foram usados para determinar a relação entre as variáveis. Como resultado da pesquisa, foi determinado que as médias de satisfação com a vida dos professores estavam em um nível muito alto e seus níveis de percepção de desempenho individual estavam em um nível médio. Nos resultados do teste de diferença, foi determinado que a satisfação com a vida e os níveis de percepção de desempenho individual dos professores diferiam estatisticamente de acordo com a escola graduada, filial e idade, mas não de acordo com a região de serviço e nível de educação. Também foi determinado que os níveis de percepção de desempenho individual dos professores não diferiam de acordo com a renda, enquanto havia uma diferença estatisticamente significativa entre satisfação com a vida e renda.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Akyürek, Salim | Bahçelerli, Nesrin Menemenci
Data
30 de outubro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/12062 | 10.18316/rcd.v16i44.12062
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Salim Akyürek, Nesrin Menemenci Bahçelerli | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 No. 44 (2024); 209-225 | Conhecimento & Diversidade; Vol. 16 Núm. 44 (2024); 209-225 | Conhecimento & Diversidade; v. 16 n. 44 (2024); 209-225 | 2237-8049 | 10.18316/rcd.v16i44
Assuntos
Individual Performance | Life Satisfaction | Teacher | Desempenho individual | satisfação com a vida | professor
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion