-
The Impact of Covid-19 on International Students in Brazil and Portugal||Os Impactos da Covid-19 nos Estudantes Internacionais no Brasil e Portugal
- Voltar
Metadados
Descrição
Several studies have highlighted the importance of exploring the impact of the pandemic on the internationalisation of higher education. However, few have addressed the vulnerabilities and strategies of students involved in this type of mobility. This article examines the impact of the Covid-19 pandemic on international students who have been in Brazil and Portugal, using a mixed methodology (questionnaires and interviews). The results show that the pandemic caused widespread stress and anxiety and generated additional precariousness for higher education students, especially those from the Global South. Based on the identification of these vulnerabilities and the responses of these students, we hope those higher education institutions, as well as the governments of the countries of origin and destination will also be able to find responses that contribute to a better equity between the different groups of international students, and between them and their national peers.||Vários estudos têm enfatizado a importância de se pesquisar as consequências da pandemia na internacionalização do ensino superior, mas poucos abordaram as vulnerabilidades e estratégias dos estudantes envolvidos nesse tipo de mobilidade. Este artigo examina, de forma comparativa, os impactos da pandemia de covid-19 nos estudantes internacionais que estavam no Brasil e em Portugal, utilizando uma metodologia mista (questionários e entrevistas). Os resultados demonstram que a pandemia não só provocou estresse e ansiedade generalizados, mas também gerou formas adicionais de precariedade para os estudantes do ensino superior, especialmente os originários do sul global. A partir da identificação dessas vulnerabilidades e das respostas encontradas por esses estudantes, esperamos que as instituições de ensino superior, bem como os governos dos países de origem e destino, também consigam encontrar respostas que contribuam para uma maior equidade entre os diferentes grupos de estudantes internacionais, e entre estes e os seus pares nacionais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Chatti Iorio, Juliana | Silva, Adelia Verônica | Romano Morilas, Luciana | Soares Carneiro, Cynthia
Data
13 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/134907 | 10.1590/2175-6236134907vs01
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação & Realidade | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 49 (2024) | Educação & Realidade; v. 49 (2024) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Covid-19 | International Students | Student Mobility | Vulnerabilities | Covid-19 | Estudantes Internacionais | Mobilidade Estudantil | Vulnerabilidades
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion