-
Teaching Residency Program for Preparing Future Professors||Programa de Residência Docente na Formação de Professores Iniciantes
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this article is to analyze the characteristics, impact, and potential of the Teaching Residency Program (TRP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) for the training of professors at the beginning of their careers. This was a qualitative study with a case study approach. Data were collected through a characterization questionnaire and semi-structured interviews with six TRP actors involved in the PRD. The study showed that the program is a place to reflect on the teaching and learning process, to (re)discover the school community and its characteristics, and to become a professor. It was found that it can also help early career professors in their training process and in the building their professional identity.||Este artigo tem como objetivo analisar características, impactos e potencialidades do Programa de Residência Docente (PRD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a formação continuada de professores em início de carreira. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso. A produção de dados resultou de um questionário de caracterização e de entrevistas semiestruturadas com seis atores envolvidos no PRD. Este estudo evidenciou que o Programa é um lugar para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, (re)conhecer a comunidade escolar e suas características e tornar-se professor. Constatou-se que ele pode, ainda, auxiliar o professor em início de carreira em seu processo formativo e na construção de sua identidade profissional.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Bertrand Luiz Corrêa Lima | Carneiro, Reginaldo
Data
13 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/135423 | 10.1590/2175-6236135423vs01
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação & Realidade | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 49 (2024) | Educação & Realidade; v. 49 (2024) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Programa de Residência Docente | Formação de Professores | Início de Carreira Docente | Teacher Residency Program | Teacher Education | Beginning of a Teaching Career
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion