-
WOMEN IN MATHEMATICS, WHY NOT?||ELLAS EN MATEMÁTICAS, ¿POR QUÉ NO?||ELAS NA MATEMÁTICA, POR QUE NÃO?
- Voltar
Metadados
Descrição
Diante da lacuna presente na relação entre mulheres e a matemática percebida ao longo da vida e enfocada no estudo da disciplina de Antropologia da Educação, foi desenvolvido o presente trabalho que busca identificar “quais elementos presentes nas relações sociais de gênero vivenciadas e/ou assumidas pelos educandos, podem aproximar ou afastar as meninas da matemática escolar e de futuras práticas profissionais relacionadas às exatas?”. Para responder a questão problema foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) realizar uma pesquisa bibliográfica, que visa buscar fundamentação teórica para os aspectos conceituais relacionados aos estudos de gênero e sua relação com a matemática; b) realizar uma atividade audiovisual – tendo como público-alvo os alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual – envolvendo a temática de discriminação de gênero na matemática, seguida de roda de conversa para explorar a percepção que os alunos têm da relação entre gênero e matemática; c) debater, refletir e apontar, junto aos sujeitos da pesquisa, aspectos que afastam ou aproximam as meninas da matemática. O trabalho foi desenvolvido utilizando a metodologia de estudo de caso realizado em uma escola da rede estadual, de ensino médio, de Cachoeiro de Itapemirim, com alunos de 1ª série do ensino médio. Diante dos resultados encontrados pode-se ver que os elementos que afastam as meninas da matemática estão diretamente ligados ao ambiente familiar, escolar e aos estereótipos de gênero encontrados desde a infância e perpetuados pelo senso comum ao longo da vida.||Ante la brecha existente en la relación entre las mujeres y las matemáticas percibida a lo largo de la vida y enfocada en el estudio de la disciplina de la Antropología de la Educación, se desarrolló este trabajo que busca identificar "¿qué elementos existentes en las relaciones sociales de género vividas y/o asumidas por los estudiantes, pueden acercar o alejar a las niñas de la matemática escolar y de las futuras prácticas profesionales relacionadas con las ciencias exactas?". Para responder a la pregunta del problema se delimitaron los siguientes objetivos específicos: a) realizar una investigación bibliográfica, que tenga como objetivo buscar fundamentos teóricos para los aspectos conceptuales relacionados con los estudios de género y su relación con las matemáticas; b) Realizar una actividad audiovisual -con estudiantes de bachillerato de un colegio público- que involucre el tema de la discriminación de género en matemáticas, seguido de un círculo de conversación para explorar la percepción de los estudiantes sobre la relación entre género y matemática; c) Debatir, reflexionar y señalar, junto con los sujetos de investigación, aspectos que alejan o acercan a las niñas a las matemáticas. El trabajo se desarrolló a través de un estudio de caso realizado en una escuela secundaria provincial de la ciudad de Cachoeiro de Itapemirim, con alumnos del 1º de bachilerato. A la vista de los resultados encontrados, se observa que los elementos que alejan a las niñas de las matemáticas están directamente relacionados con el entorno familiar y escolar, con los estereotipos de género encontrados desde la niñez y perpetuados por el sentido común a lo largo de la vida.||In view of the gap present in the relation between women and mathematics perceived throughout life and focused on the study of the discipline of Anthropology of Education, the present work was developed aiming to identify "which elements, present in the social relations of gender experienced and/or assumed by the students, could bring girls closer or further away from school mathematics and from future professional practices related to exact sciences?”. To answer the problem question, the following specific objectives were defined: a) carry out bibliographic research, which aims to seek theoretical foundations for the conceptual aspects related to gender studies and their relationship with mathematics; b) carry out an audiovisual activity – targeting high school students from state education - involving the theme of gender discrimination in mathematics, followed by a conversation circle to explore the students' perception of the relationship between gender and math; c) discuss, reflect and point out, along with the research subjects, aspects that distance or bring girls closer to mathematics. The work was developed through a case study carried out in a public high school in Cachoeiro de Itapemirim, with 1st grade high school students. In view of the results found, it can be seen that the elements that keep girls away from mathematics are directly linked to the family and school environment and to gender stereotypes found since childhood and perpetuated by common sense throughout life.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Coelho Teista Alves, Stephanie | Aguiar Barbosa, Marcela
Data
16 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/82879 | 10.12957/e-mosaicos.2024.82879
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Stephanie Coelho Teista Alves, Marcela Aguiar Barbosa
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 32 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Gênero | Matemática | Relações sociais | Gender | Mathematics | Social relations | Género | Matemáticas | Relaciones sociales
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion