-
PROFESSOR/ESTUDANTE, UM CAMINHO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA PARA O LETRAMENTO VISUAL ||TEACHER/STUDENT, A PATH OF CONTINUING TEACHER TRAINING FOR VISUAL LITERACY ||DOCENTE/ALUMNO, UN CAMINO DE FORMACIÓN DOCENTE CONTINUA PARA LA ALFABETIZACIÓN VISUAL
- Voltar
Metadados
Descrição
There are multiple types of images and their readings are part of everyday life. School practices prioritize verbal production and reading such as deciphering letters and mastering the written code, and leave images and their textual possibilities in the background in the teaching-learning process. The opportunity for continued training for teachers working in the final years of Elementary School can offer a broader view of the act of reading and what it means to be a reader, as well as the educational possibilities that images present. Discussions about Multiliteracies and Multimodalities add knowledge to the theoretical framework of the study. The relevance of the work is justified by the need to value visual language, so present in everyday life, through reading and appreciation of images as tools in teaching practices of curricular contents of Elementary School II in line with the need for teachers to update their practices with an eye on multimodalities. The general objective of the study is: to provide continued training for teachers in the final years of elementary school with a focus on visual literacy. The specific objective of the work is: to present concepts of Visual Literacy, Multiliteracies and Multimodalities. The present study proposes innovations for teaching practice, where visual literacy enables multiple teaching tools. It is also intended that the aesthetic experience arising from contact with reading and appreciating images contributes to the continued training of Elementary School II teachers.||Há multiplicidades de tipos de imagem e suas leituras fazem parte do cotidiano. As práticas escolares priorizam a produção verbal e a leitura como decifração de letras e domínio do código escrito, e deixam em segundo plano as imagens e suas possibilidades textuais no processo de ensino aprendizagem. A oportunidade de formação continuada para professores atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental pode oferecer ampliação da visão do ato de ler e do que é ser leitor, bem como as possibilidades educacionais que as imagens apresentam. Discussões acerca dos Multiletramentos e Multimodalidades agregam conhecimentos ao referencial teórico do estudo. A relevância do trabalho se justifica pela necessidade de valorizar a linguagem visual, tão presente na vida cotidiana, através de leitura e apreciação de imagens como ferramentas nas práticas de ensino dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental II em consonância com a necessidade de professores em atualizarem suas práticas com um olhar para as multimodalidades. O objetivo geral do estudo é: oportunizar formação continuada para professores dos anos finais do ensino fundamental com foco em letramento visual. O objetivo específico do trabalho é: apresentar conceitos de Letramento Visual, Multiletramentos e Multimodalidades. O presente estudo propõe inovações para a prática docente, onde o letramento visual possibilite múltiplas ferramentas didáticas. Pretende-se também que a experiência estética originada pelo contato com a leitura e apreciação de imagens contribua para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental II. ||Existen múltiples tipos de imágenes y sus lecturas forman parte de la vida cotidiana. Las prácticas escolares priorizan la producción verbal y la lectura como descifrar letras y dominar el código escrito, y dejan en un segundo plano las imágenes y sus posibilidades textuales en el proceso de enseñanza-aprendizaje. La oportunidad de formación continua de los docentes que trabajan en los últimos años de la Educación Primaria puede ofrecer una visión más amplia del acto de leer y de lo que significa ser lector, así como de las posibilidades educativas que presentan las imágenes. Las discusiones sobre Multialfabetizaciones y Multimodalidades añaden conocimiento al marco teórico del estudio. La relevancia del trabajo se justifica por la necesidad de valorar el lenguaje visual, tan presente en la vida cotidiana, a través de la lectura y apreciación de las imágenes como herramientas en las prácticas didácticas de contenidos curriculares de la Escuela Primaria II en consonancia con la necesidad de que los docentes actualicen sus prácticas. con la mirada puesta en las multimodalidades. El objetivo general del estudio es: brindar capacitación continua a docentes de los últimos años de educación primaria con enfoque en alfabetización visual. El objetivo específico del trabajo es: 1) presentar conceptos de Alfabetización Visual, Multialfabetizaciones y Multimodalidades. El presente estudio propone innovaciones para la práctica docente, donde la alfabetización visual habilita múltiples herramientas de enseñanza. También se pretende que la experiencia estética que surge del contacto con la lectura y la apreciación de imágenes contribuya a la formación continua del profesorado de Educación Primaria II.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues da Silva, Marcelle | Marques de Moraes, Jorge Luiz
Data
16 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83660 | 10.12957/e-mosaicos.2024.83660
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Marcelle Rodrigues da Silva, Jorge Luiz Marques de Moraes
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 32 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Formação Continuada | Multiletramentos | Letramento Visual | Continuing Training | Visual Literacy | Multiliteracies | Formación Continua | Multialfabetizaciones | Alfabetización Visual
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion