-
CRENÇAS DE PROFESSORAS SOBRE O USO DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ||TEACHERS’ BELIEFS ABOUT USING THE INGLÊS PARANÁ PLATFORM||CREENCIAS DE LOS PROFESORES SOBRE EL USO DE LA PLATAFORMA INGLÉS PARANÁ
- Voltar
Metadados
Descrição
Studies about teachers’ beliefs have provided important information in the context of teaching and learning. In light of this, this article aims to identify the beliefs of ten public basic education teachers about the new English teaching platform called Inglês Paraná. Thus, the objectives of this study are a) to investigate the beliefs of teachers regarding the advantages of using the platform; b) to identify some beliefs about the implications of using this tool on the teaching practice, and c) to ascertain whether the platform includes perspectives of multiliteracies in teachers' beliefs. The theoretical framework guiding this study is based on the perspective of language as an instrument of interaction, discourse, and social practice. The methodological approach is based on a qualitative and interpretive interpretation of the data. From the data analyzed, it can be concluded that the teachers' beliefs relate to their experiences using the platform. This demonstrates that there is a negative perception of the efficiency of this tool due to the lack of engagement with the target audience, a lack of contextualization with the target audience, low progress of curriculum content, and also that it does not meet the collaborative teaching with the teacher in the classroom. ||Los estudios sobre las creencias de los profesores han proporcionado información importante en el contexto de la enseñanza y el aprendizaje. Con esto en mente, este artículo busca identificar las creencias de diez profesores de escuelas públicas sobre la nueva plataforma de enseñanza de inglés llamada Inglés Paraná. De esta forma, los objetivos de este trabajo son: a) indagar qué creencias tienen los profesores sobre las ventajas del uso de la plataforma; b) plantear algunas creencias sobre las implicaciones de esta herramienta para la práctica docente y c) averiguar si la Plataforma incluye algunas perspectivas multilingües en las creencias de los profesores. El marco teórico que guía este trabajo se basa en la perspectiva de la lengua como instrumento de interacción, como discurso y práctica social. El enfoque metodológico se basa en una interpretación cualitativa y contextual de los datos. A partir de los datos analizados, podemos concluir que las creencias de los profesores están relacionadas con sus experiencias de uso de la plataforma, demostrando que: existe una percepción negativa de la eficacia de esta herramienta debido a la falta de compromiso con las necesidades reales de enseñanza, poca contextualización con el público objetivo, bajo progreso con el contenido del currículo y tampoco cumple con la enseñanza colaborativa con el profesor en el aula. ||Estudos a respeito de crenças de docentes têm trazido informações importantes ao contexto de ensino e aprendizagem. Tendo em vista tal perspectiva, este artigo busca identificar as crenças de dez professoras da rede pública da educação básica sobre a nova plataforma de ensino de inglês intitulada Inglês Paraná. Dessa forma, os objetivos desse trabalho são: a) investigar quais crenças as professoras apresentam sobre vantagens ao uso da plataforma; b) levantar algumas crenças nas implicações do uso dessa ferramenta sobre a prática de ensino e c) averiguar se a Plataforma contempla nas crenças das professoras algumas perspectivas dos multiletramentos. O aporte teórico que orienta este trabalho se fundamenta na perspectiva da língua como instrumento da interação, como discurso e prática social. O aporte metodológico fundamenta-se na abordagem qualitativa e interpretativa dos dados de forma contextual. Com os dados analisados, podemos concluir que as crenças dos professores têm relação com suas experiências vivenciadas durante o uso da plataforma demonstrando que: há percepção negativa da eficiência desse instrumento devido à falta de engajamento com as reais necessidades de ensino, pouca contextualização com o público-alvo, baixo progresso de conteúdo do currículo e também não atende ao ensino colaborativo com o professor em sala de aula.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Marson, Isabel Cristina Vollet | Camargo, Clarita Gonçalves de
Data
16 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/83826 | 10.12957/e-mosaicos.2024.83826
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Dra. Isabel Cristina Vollet Marson, Dra. Clarita Gonçalves de Camargo
Fonte
e-Mosaicos; v. 13 n. 32 (2024): e-Mosaicos | 2316-9303
Assuntos
Creencias de los profesores | Plataforma Inglés Paraná | Multiliteracies | Idioma Inglés | Educación Básica | Crenças de professores | Plataforma Inglês Paraná | Multiletramentos | Língua inglesa | Educação básica | Teachers’ beliefs | Ingles Paraná platform | Multiliteracies | English language | Elementary education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion