-
Professional ethics in professional and technological education||Ética profesional en la educación profesional y tecnológica||Ética profissional na educação profissional e tecnológica
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to analyze professional ethics in teaching within the scope of Higher Education in Professional and Technological Education (EPT). A bibliographic review was carried out with articles published in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) databases between 2010 and 2021. The descriptors used for the search in the SciELO database were: ethics, professional education, and higher education. For the research in CAPES, the subject researched was ethics in professional and technological education. In this way, eight works were found, but only two of them, by the authors Nunes and Sousa (2018) and Finkler et al. (2011), were selected. The theoretical contribution of this research includes authors such as Ciavatta (2009), Saviani (2007), Frigotto (2005), and those who deal with ethics, such as Johann (2009), Arroyo (2007), Vásquez (2005), Pegoraro (2002 ), Severino (2002), among others. Systematic searches in the databases revealed a lack of research on ethics in teaching Higher Education in EPT, indicating a lack of attention to this issue in Professional and Technological Education. Therefore, it is suggested that more scientific research on this topic be carried out, as human relationships lack harmonious and egalitarian coexistence based on ethical values.||Este artículo tiene como objetivo analizar la ética profesional en el ejercicio de la docencia en el ámbito de la Enseñanza Universitaria en la Educación Profesional y Tecnológica (EPT). Se realizó una revisión bibliográfica con artículos publicados en las bases de datos Scientific Electronic Library Online (SciELO) y Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) en el período comprendido entre 2010 y 2021. Los descriptores utilizados para la búsqueda en la base de datos SciELO fueron: ética, educación profesional y enseñanza universitaria, y, en la CAPES, el tema investigado fue la ética en la educación profesional y tecnológica. De esta manera, se encontraron ocho trabajos, pero solo dos de ellos, de los autores Nunes y Sousa (2018) y Finkler et al. (2011), fueron seleccionados. El aporte teórico de esta investigación incluye autores como Ciavatta (2009), Saviani (2007), Frigotto (2005) y aquellos que abordan la ética, como Johann (2009), Arroyo (2007), Vásquez (2005), Pegoraro (2002), Severino (2002), entre otros. Las búsquedas sistemáticas en las bases de datos revelaron una falta de investigaciones sobre la ética en el ejercicio de la docencia de la Enseñanza Universitaria en la EPT, lo que indica una falta de atención direccionada a esa cuestión en el área. Por ello se sugiere realizar más investigaciones científicas sobre este tema, ya que las relaciones humanas carecen de convivencias armoniosas e igualitarias basada en valores éticos.||O presente artigo tem por objetivo analisar a ética profissional no exercício da docência no âmbito do Ensino Superior na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi realizada uma revisão bibliográfica com artigos publicados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período entre 2010 e 2021. Os descritores utilizados para a pesquisa na base de dados SciELO foram: ética, educação profissional e ensino superior, enquanto, na CAPES, o assunto pesquisado foi ética na educação profissional e tecnológica. Dessa forma, foram encontrados oito trabalhos, mas apenas dois deles, dos autores Nunes e Sousa (2018) e Finkler et al. (2011), foram selecionados. O aporte teórico desta pesquisa contempla autores como: Ciavatta (2009), Saviani (2007), Frigotto (2005) e os que tratam sobre ética, como Johann (2009), Arroyo (2007), Vásquez (2005), Pegoraro (2002), Severino (2002), entre outros. As buscas sistemáticas nas bases de dados revelaram carência de pesquisas sobre ética no exercício da docência do Ensino Superior na EPT, indicando um déficit na atenção voltada para tal problemática nessa área. Sugere-se, portanto, que mais pesquisas científicas com essa temática sejam realizadas, visto que as relações humanas carecem de convivências harmoniosas e igualitárias alicerçadas em valores éticos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santana, Gracilene Luz | Assis, Waleria Lindoso Dantas | Lima, Antônia Millena de Oliveira | Monteiro, Evaldo Augusto Souza | Costa, Elen de Fátima Lago Barros | Silveira, Thiago Coelho | Mendes, Fernando | Macêdo, Ana Angélica Mathias
Data
25 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17341 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17341
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e61[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e61[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e61[2024] | 1981-8106
Assuntos
Ética. Docência. Ensino Superior. Educação Profissional e Tecnológica. | Ethics. Teaching. University Education. Professional and Technological Education. | Ética. Docencia. Enseñanza Universitaria. Educación Profesional y Tecnológica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares