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Rural school: profile front the qualification and challenges of educators and the school||Escuela rural: perfil ante la cualificación y retos de los educadores y de la escuela||Escola do campo: perfil ante a qualificação e desafios dos educadores e da escola
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Metadados
Descrição
This research had as main objective to investigate the existence of qualified formations for teachers who work in the pedagogic practice of Rural School. Furthermore, it had the following specific objectives: to observe how these qualifications came about; to evaluate the ideological, social and political conflicts that teachers have in the current Brazilian educational political panorama, with regard to rural education and social movements; to identify the importance of the constant dialogue of the school with the social movements, demanders of Rural Education; and to highlight the challenges of the school related to the commitment to an egalitarian and emancipatory Rural Education. It was a qualitative research, with the use of interview and questionnaires to survey the objects with the teachers of the selected school. As a result, it was demonstrated that the formation, in the reality researched, is not fully based on the pedagogical practices of teaching for the field; the school only provided a targeted qualification in the year 2011; the conflicts experienced by the teachers passed for lack of consideration for work with agricultural content, lack of knowledge to work the land pedagogy etc.; there is a lack of communication between the school and the rural social movements; the school’s challenges for an egalitarian and emancipatory education were related, among others factors, to the absence of teaching proposals that contemplate the reality of the field and the qualification of professionals.||Esta investigación tuvo como objetivo principal investigar la existencia de formaciones calificadas para profesores que trabajan en la práctica pedagógica de la Escuela del Campo. Además, tuvo como objetivos específicos: observar cómo fueron dadas esas calificaciones; evaluar los conflictos ideológicos, sociales y políticos que los profesores han librado en el actual panorama político educativo brasileño, refiriéndose a la Educación del Campo y movimientos sociales; identificar la importancia del diálogo constante de la escuela con los movimientos sociales, demandantes de la Educación del Campo; y destacar los desafíos de la escuela relacionados con el compromiso por una Educación del Campo igualitaria y emancipadora. Se trató de una investigación cualitativa, con el uso de entrevista y cuestionarios para levantamiento de los objetos junto con los profesores de la escuela seleccionada. Como resultado, se demostró que: la formación, en la realidad investigada, no está totalmente fundamentada en prácticas pedagógicas de enseñanza para el campo; la escuela solo entregó una calificación específica en 2011; los conflictos vividos por los profesores pasaron por la falta de consideración por los trabajos con contenido agrícola, ausencia de conocimiento para trabajar la pedagogía de la tierra etc.; existe una falta de comunicación entre la escuela y los movimientos sociales del campo; los desafíos de la escuela para una educación igualitaria y emancipadora estuvieron relacionados, entre otros factores, con la ausencia de propuestas pedagógicas que contemplen la realidad del campo y la calificación profesional.||Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a existência de formações qualificadas para docentes que atuam na prática pedagógica de Escola do Campo. Além disso, teve como objetivos específicos: observar como se deram essas qualificações; avaliar os conflitos ideológicos, sociais e políticos que os docentes travam no atual panorama político educacional brasileiro, no que diz respeito à Educação do Campo e aos movimentos sociais; identificar a importância do diálogo constante da escola com os movimentos sociais, demandantes da Educação do Campo; e evidenciar os desafios da escola relativos ao compromisso para uma Educação do Campo igualitária e emancipatória. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com utilização de entrevista e questionários para levantamento dos objetos junto aos docentes da escola selecionada. Como resultado, ficou demonstrado que: a formação, na realidade pesquisada, não é plenamente baseada nas práticas pedagógicas de ensino para o campo; a escola somente forneceu uma qualificação direcionada no ano de 2011; os conflitos vivenciados pelos docentes passaram pela falta de consideração por trabalhos com conteúdo agrícola, ausência de conhecimentos para trabalhar a pedagogia da terra etc.; existe falta de comunicação entre a escola e os movimentos sociais do campo; os desafios da escola por uma educação igualitária e emancipatória se relacionaram, entre outros fatores, à ausência de propostas de ensino que contemplem a realidade do campo e a qualificação de profissionais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida, Débora Guimarães de | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes | Aguiar, Eduardo Jordan da Silva | Vita, Gilmar Ferreira
Data
25 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17690 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17690
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e65[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e65[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e65[2024] | 1981-8106
Assuntos
Escola do Campo. Educação do Campo. Qualificação Docente. Assentamento Campo Alegre. | Rural School. Rural Education. Teacher Qualification. Campo Alegre Settlement. | Escuela del Campo. Educación del Campo. Cualificación Docente. Asentamiento Campo Alegre.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares