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Evaluation of the extension effect in the oral reading of isolated Portuguese words||Evaluación del efecto de extensión en la lectura oral de palabras aisladas de la Lengua Portuguesa||Avaliação do efeito de extensão na leitura oral de palavras isoladas da Língua Portuguesa
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Metadados
Descrição
This study aimed to evaluate a possible effect of the extension in oral reading, particularly in the variable conversion speed. For this, 18 participants from the 2nd, 3rd and 4th years of elementary school were evaluated. With each of the students, 180 isolated words/pseudowords were recorded, divided into three extension categories: 4 graphemes or less, 5 to 7 graphemes and 8 graphemes or more. Unlike what is documented in the literature, the results of our participants’ oral reading suggest that the length of words does not impact the average time of graphophonemic conversion, both in the reading of words and pseudowords. Regarding the reading of words, the justification for such a finding may be in the profile of our participants, already with an advanced level of learning the writing system, who read more through the lexical route to the detriment of the phonological route—the latter, in general, where the extension effect is more easily observed, as documented in the literature. However, as we did not observe the influence of length on the conversion of pseudowords either, we recommend that further studies expand the scope of proficiency of participants.||Este estudio tiene como objetivo evaluar un posible efecto de extensión en la lectura oral, particularmente en la variable velocidad de conversión. Para ello se evaluaron 18 participantes de 2°, 3° y 4° año de la Educación Primaria. Con cada uno de los alumnos se registraron 180 palabras/pseudopalabras aisladas, divididas en tres categorías de extensión: 4 grafemas o menos, 5 a 7 grafemas y 8 grafemas o más. A diferencia de lo documentado en la literatura, los resultados de la lectura oral de nuestros participantes sugieren que la longitud de las palabras no impacta en el tiempo promedio de conversión grafofonémica, tanto en la lectura de palabras como de pseudopalabras. En cuanto a la lectura de palabras, la justificación de tal hallazgo puede estar en el perfil de nuestros participantes, ya con un nivel avanzado de aprendizaje del sistema de escritura, que leen más por la ruta léxica en detrimento de la ruta fonológica – esta última, en general, donde el efecto de extensión se observa con mayor facilidad, como se documenta en la literatura. Sin embargo, como tampoco observamos la influencia de la extensión en la conversión de pseudopalabras, recomendamos que más estudios amplíen el alcance de la competencia de los participantes.
||Este estudo objetiva avaliar um possível efeito da extensão na leitura oral, particularmente na variável velocidade de conversão. Para isso, foram avaliados 18 participantes do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Com cada um dos escolares, gravaram-se 180 palavras/pseudopalavras isoladas, divididas em três categorias de extensão: quatro grafemas ou menos, cinco a sete grafemas e oito grafemas ou mais. Diferentemente do que se encontra documentado na literatura, os resultados da leitura oral de nossos participantes sugerem que a extensão das palavras não impacta o tempo médio de conversão grafofonêmica – nem na leitura de palavras, nem na de pseudopalavras. Em relação à leitura das palavras, a justificativa para tal achado pode estar no perfil de nossos participantes, os quais, já com avançado nível de aprendizado do sistema de escrita, fazem a leitura mais pela rota lexical do que pela fonológica. Essa última, em geral, é a rota em que mais facilmente se observa o efeito de extensão, de acordo com o que está documentado na literatura. Contudo, como tampouco observamos influência da extensão na conversão de pseudopalavras, recomendamos que novos estudos ampliem o escopo de proficiência dos participantes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Abreu, Cristiane Vieira Costa | Guaresi, Ronei
Data
26 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17824 | 10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17824
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação: Teoria e Prática
Fonte
Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 No. 67 (2024): Publicação contínua; e68[2024] | Educação: Teoria e Prática; Vol. 34 Núm. 67 (2024): Publicação contínua; e68[2024] | Educação: Teoria e Prática; v. 34 n. 67 (2024): Publicação contínua; e68[2024] | 1981-8106
Assuntos
Efeito de Extensão. Leitura Oral. Palavras Isoladas. Dupla Rota. | Efecto de extensión. Lectura oral. Palabras aisladas. Ruta Doble. | Extension Effect. Oral Reading. Isolated Words. Dual Route.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Documento Avaliado por Pares