-
Fantastic fabulous fairy: trans-articticity for new gender pedagogies for the children||Hada fantástica fabulosa: trans-artisticidad para nuevas pedagogías de género para niños||Fantástica fada fabulosa: a trans-artisticidade por novas pedagogias de gênero para as infâncias
- Voltar
Metadados
Descrição
By creating a parallel between gender issues and child education and proposing an idea of trans-artisticity, the article presents and analyzes the solo play “Fantastic Fabulous Fairy”, from Armando AZVDO, as an artwork that entertains, communicates, and proposes reflections about new gender pedagogies to children and adults, in a social context in which the belief that “boys dress in blue and girls in pink” still reigns. Using the playful universe of fairy tales as its basis and trans-artistically integrating Circus, Theater and Dance, the play was produced in 2023 under finance and institutional support from the Federal University of Bahia (UFBA), based on the Pibexa 2023 artistic experimentation announcement, as well as support from the Artistic Mobility 2023 Scholarship from FUNARTE, agency connected to the Ministry of Culture of the Federal Government. This article, in addition to reflecting on the themes raised by the play, will address its development process and analyses its dramaturgy and its potential for pedagogical and social impact through sharing the impressions of children and adults, students and educators, who watched the work and delivered rich feedback to a documentary video produced with funding from FUNARTE.||Dialogando con conceptos relacionados con cuestiones de género y educación infantil, proponiendo una idea de trans-articidad, este artículo presenta y analiza el espectáculo individual «Fantástica Fada Fabulosa», de Armando AZVDO, como una obra artística que divierte, comunica y propone reflexiones sobre nuevas pedagogías de género para niños, y también para adultos, en un contexto social en el que aún prevalece la máxima de que «los niños visten de azul y las niñas de rosa». Utilizando el universo lúdico de los cuentos de hadas e integrando transartísticamente circo, teatro y danza, el espectáculo fue producido en 2023 con financiación y apoyo institucional de la Universidad Federal de Bahía (UFBA), a través de la convocatoria de experimentación artística Pibexa 2023, y recibió también la Beca de Movilidad Artística 2023 de FUNARTE, organismo vinculado al Ministerio de Cultura del Gobierno Federal. Aquí, además de reflexionar sobre los temas planteados por el espectáculo, discutiremos su proceso de desarrollo, analizaremos su dramaturgia y, por último, su potencial de impacto pedagógico y social, compartiendo las impresiones de niños y adultos, estudiantes y educadores, que vieron la obra y luego nos dieron ricos testimonios para un vídeo documental producido con financiación de FUNARTE.||Dialogando com conceitos relativos às questões de gênero e à educação infantil, propondo uma ideia de trans-artisticidade, o presente artigo apresenta e analisa o espetáculo solo “Fantástica Fada Fabulosa”, de Armando AZVDO, enquanto um trabalho artístico que entretém, comunica e propõe reflexões sobre novas pedagogias de gênero para crianças, e também para adultos, num contexto social em que ainda impera a máxima de que “meninos vestem azul e meninas vestem rosa”. Utilizando-se do universo lúdico dos contos de fada, trans-artisticamente integrando Circo, Teatro e Dança, o espetáculo foi produzido em 2023 sob financiamento e apoio institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir do edital de experimentação artística Pibexa 2023, assim como foi também contemplado pela Bolsa de Mobilidade Artística 2023 da FUNARTE, órgão ligado ao Ministério da Cultura do Governo Federal. Aqui, além de refletir sobre as temáticas suscitadas pelo espetáculo, trataremos do seu processo de desenvolvimento, analisaremos a sua dramaturgia e por fim o seu potencial de impacto pedagógico e social a partir do compartilhamento das impressões de pessoas crianças e adultas, educandas e educadoras, que assistiram ao trabalho e logo após nos cederam ricos depoimentos para um vídeo documental produzido a partir do financiamento da FUNARTE.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
AZVDO, ARMANDO
Data
20 de novembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/artce/article/view/79536 | 10.5216/ac.v10i1.79536
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 ARMANDO AZVDO | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Art on Stage Journal; Vol. 10 No. 1 (2024): The performing arts on the estages of childhood (Part I); 293-330 | Arte de la Escena; Vol. 10 Núm. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I); 293-330 | Arte da Cena (Art on Stage); v. 10 n. 1 (2024): As Artes da Cena nos Palcos das Infâncias (Parte I); 293-330 | 2358-6060
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion