-
História Pública e Ensino de História em comunidades camponesas no sul do Piauí: o Museu da Memória Camponesa na comunidade Alto Alegre, em Santa Luz/PI.
- Voltar
Metadados
Descrição
The present research investigates the importance of the peasant memory museum as a pedagogical practice linked to the field of public history from the experience lived in the school of the rural community Alto Alegre, interior of the city of Santa Luz-PI. This study is justified by the need to find credits that contribute to school didactics, highlighting aspects that focus on the subject's culture and memory. For the development of this research, bibliographic studies and action research were used, in this sense, it is the product of an intervention by the researchers together with the subjects who are part of the research. The work is based on the theories of Gilmar Rocha and Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), among others. In this way, it is concluded that the peasant memory museum presents itself as an effective teaching tool for the learning process.||La presente investigación investiga la importancia del museo de la memoria campesina como práctica pedagógica vinculada al campo de la historia pública a partir de la experiencia obtenida en la escuela de la comunidad rural de Alto Alegre, en el interior de la ciudad de Santa Luz-PI. Este estudio se justifica por la necesidad de encontrar subsidios que colaboren para la didáctica escolar, destacando aspectos que se vuelcan a la cultura y la memoria del sujeto. Para el desarrollo de esta investigación se utilizaron estudios bibliográficos e investigación acción, en este sentido es producto de una intervención de los investigadores en conjunto con los sujetos que forman parte de la investigación. El trabajo se basa en las teorías de Gilmar Rocha y Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), entre otros. De esta forma, se concluye que el museo de la memoria campesina se presenta como una herramienta didáctica eficaz para el proceso de aprendizaje.||O presente texto procura demonstrar a importância do museu da memória camponesa como prática pedagógica vinculada ao campo da história pública a partir da experiência obtida na escola da comunidade rural Alto Alegre, interior da cidade de Santa Luz-PI. Este estudo justifica-se pela necessidade de encontrar subsídios que colaborem para a didática escolar, evidenciando aspectos que se voltem para a cultura e memória do sujeito. Para o desenvolvimento dessa pesquisa utilizou-se estudos bibliográficos e da pesquisa ação, nesse sentido, é produto de uma intervenção dos pesquisadores em conjunto com os sujeitos que integram a pesquisa. O trabalho ampara-se nas teorias de Gilmar Rocha e Sandra Pereira Tosta (2017), Ana Maria Casasanta Peixoto (2004), Walter Benjamin (1989), Michael Pollak (1989), Pierre Nora (1993), dentre outros. Conclui-se desse modo, que o museu da memória camponesa se apresenta como uma ferramenta eficaz de ensino para o processo de aprendizagem
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Charrone, João Paulo
Data
12 de julho de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/historia/article/view/77334 | 10.5216/hr.v28i2.77334
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 História Revista | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
História Revista; Vol. 28 No. 2 (2023): Didática da História entre horizontalidades e verticalidades; 93 - 112 | História Revista; v. 28 n. 2 (2023): Didática da História entre horizontalidades e verticalidades; 93 - 112 | 1984-4530 | 1414-6312
Assuntos
Memória, Museu, Comunidades Camponesas, práticas pedagógicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion