-
História da formação docente em Educação Física no Pará: prospecções de uma tese
- Voltar
Metadados
Descrição
This bibliographic study aimed to promote reflection on oral history as a research source, highlighting its importance for investigations into the history of Physical Education in state of Pará, based on Faro's thesis (2021). The analysis of the work revealed that there is a long way to go regarding research around this topic. It is concluded that the use of oral history as a research source can contribute to a more inclusive, authentic, and transformative history. In the particular case of the history of Physical Education in Pará, oral history constitutes a substantial tool for investigating events, institutions, knowledge, and people who have been invisible and/or less (re)recognized in this past.||Este estudio bibliográfico tuvo como objetivo promover la reflexión sobre la historia oral como fuente de investigación, destacando su importancia para las investigaciones sobre la historia de la Educación Física em estado de Pará, basándose en la tesis de Faro (2021). El análisis del trabajo reveló que hay un largo camino por recorrer en lo que respecta a las investigaciones en torno a esta temática. Se concluye que el uso de la historia oral como fuente de investigación puede contribuir a una historia más inclusiva, auténtica y transformadora. En el caso particular de la historia de la Educación Física en Pará, la historia oral constituye una herramienta sustancial para investigar eventos, instituciones, conocimientos y personas invisibilizadas y/o poco reconocidas en ese passado.||Este estudo bibliográfico objetivou promover reflexão acerca da história oral como fonte de pesquisa, destacando a sua importância para investigações sobre a história da Educação Física no estado do Pará, tendo por base a tese de Faro (2021). A análise do trabalho relevou que há um longo caminho a se seguir no que se refere as investigações em torno dessa temática. Conclui-se que o uso da história oral como fonte de pesquisa pode contribuir para uma história mais inclusiva, autêntica e transformadora. No caso particular da história da Educação Física paraense, a história oral constitui um instrumento substancial para a investigação de acontecimentos, instituições, conhecimentos e pessoas invisibilizados/as e/ou pouco (re)conhecidos nesse passado.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alan Gonçalves Andrade, Welison | Wilysses Oliveira Guimarães , Jesyan
Data
18 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/76844 | 10.5216/rpp.v27.76844
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Pensar a Prática
Fonte
Pensar a Prática; Vol. 27 (2024) | Pensar a Prática; v. 27 (2024) | 1980-6183 | 1415-4676
Assuntos
Oral History | Physical Education | Memory | Historia Oral | Educación Física | Memoria | História Oral | Educação Física | Memória
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | avaliado por pares