-
Listening with machines, composing with birds: on ‘nós, passarinho’, for flute and live-electronics||Escutar com máquinas, compor com pássaros: sobre ‘nós, passarinho’ para flauta e eletrônica em tempo real
- Voltar
Metadados
Descrição
The paper addresses composition processes with computational resources related to machine listening and listening with machines in ‘nós, passarinho’ (2023), for flute and real-time electronics. Technical, conceptual, and contextual aspects of the creative process and related research are explored, involving the development of algorithms, audio analysis and processing techniques, musical writing processes associated with algorithmic resources, and the use of interactive music systems. The first section contextualizes the creative process, addressing poetic aspects, the general subject, techniques, and researches related to the composition. In the second section, some tools and techniques developed and applied during the creative process related to machine listening are described. The concept of ‘inscription’ is addressed in the third section being applied to discuss the piece. The fourth section addresses general aspects of compositional writing, taking into account contingencies and creative strategies. Finally, the text raises questions related to ongoing research and the developments that the creative process of the piece has opened up for new artistic and investigative projects.||O trabalho aborda processos pessoais de composição com recursos computacionais relacionados à escuta de/com máquinas na peça ‘nós, passarinho’ (2023), para flauta e eletrônica em tempo real. São abordados aspectos técnicos, conceituais e contextuais do processo criativo e das pesquisas a ele relacionadas envolvendo o desenvolvimento de algoritmos, técnicas de análise e processamento de áudio, processos de escrita musical associados a recursos algorítmicos e o uso de sistemas musicais interativos. A primeira seção contextualiza a criação da peça, abordando aspectos poéticos, a temática geral, técnicas e pesquisas relacionadas à peça. Na segunda seção, são descritos algumas ferramentas e técnicas desenvolvidas e aplicadas relacionadas à escuta de/com máquinas. O conceito de ‘inscrição’ é abordado na terceira seção a partir de sua aplicabilidade no contexto composicional em questão. A quarta seção aborda aspectos gerais da escrita composicional levando em conta contingências e estratégias criativas. Ao final, o texto levanta questões relacionadas às pesquisas em andamento e aos desdobramentos que o processo criativo da peça abriu para novos projetos artísticos e investigativos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Padovani, José Henrique
Data
18 de setembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78610 | 10.5216/mh.v24.78610
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
composition | machine listening | live-electronics | birds | composição | escuta de máquina | live-electronics | pássaros
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion