-
The Application of Somax2 in the Live-Electronics Design of Roberto Victório’s Chronos IIIc||A aplicação do Somax2 na eletrônica em tempo real de Chronos IIIc, de Roberto Victório
- Voltar
Metadados
Descrição
This article details the development of a computational patch designed for real-time processing in the composition of Chronos IIIc, originally written by Brazilian composer Roberto Victório for solo cello. In this version, the piece incorporates an additional layer of electronic elements. Initially, we provide a historical and structural analysis of Victório's compositional project. Following that, we explore the functioning of Somax2, a computational system dedicated to real-time improvisation embedding reactive multi-agent interaction and an AI model based on machine listening and statistical learning. Building on this understanding, we present the process of electronic realization of the piece, investigating how the parameterizations of available modules can replicate the interactions envisioned by the composer between the cello and the orchestra in one of the versions of the work. Finally, we share results obtained during the execution of the design, highlighting relevant aspects of the performance.||Este artigo detalha o desenvolvimento de um patch computacional destinado ao processamento em tempo real da peça Chronos IIIc, originalmente composta pelo brasileiro Roberto Victório para violoncelo solo. Nesta versão, a obra incorpora uma camada adicional de elementos eletrônicos. Inicialmente, oferecemos um relato histórico, seguido de uma análise estrutural do projeto composicional de Victório. Em seguida, exploramos o funcionamento do Somax2, um sistema computacional dedicado à improvisação em tempo real, fundamentado interações multiagentes e um modelo de Inteligência Artificial baseado em escuta de máquina e aprendizado estatístico. Com base nesse entendimento, apresentamos o processo de realização eletrônica da peça, investigando como as parametrizações dos módulos disponíveis podem reproduzir as interações concebidas pelo compositor entre o violoncelo e a orquestra em uma das versões da obra. Finalmente, compartilhamos resultados obtidos durante a execução do design, destacando aspectos relevantes da performance.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Teixeira, William | Fiorini, Marco | Malt, Mikhail | Assayag, Gérard
Data
17 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78611 | 10.5216/mh.v24.78611
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
Artificial intelligence | Computer music | Musical performance | Live-electronic music | Inteligência artificial | Música Eletroacústica | Performance musical | Eletrônica mista
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion