-
Syntropic music: definition, premises and pedagogical application||Musica sintropica: definición, premisas y aplicación pedagógica||Música sintrópica: definição, premissas e aplicação pedagógica
- Voltar
Metadados
Descrição
Since the emergence of the field of Sound Ecology in the late 1960s, and in the course of Raymond Murray Schafer's compositional work, the use of soundscapes as raw material for the creation of Music has received attention among some composers. With the growing focus given to ecological concerns today, the need for the field of music to incorporate these issues in its making is amplified and, therefore, this text deals with syntropic music, a proposition aimed at musical creation and guided by the concepts of Sound Ecology, by Schafer, and Deep Ecology, by Arne Naess. To this end, the postulates and fundamental elements constitutive of this artistic proposal are discussed, in the light of these fields. Furthermore, there are also some results related to its practical application in the field of Music Education, that provide evidence of its usefulness for the training of teachers in the respective area.||
Desde el surgimiento del campo de la Ecología Sonora a finales de la década de 1960, y a lo largo de la obra compositiva de Raymond Murray Schafer, el uso de paisajes sonoros como materia prima para la creación musical ha recibido atención entre algunos compositores. Con el creciente enfoque que hoy se da a las preocupaciones ecológicas, aumenta la necesidad de que el campo de la Música incorpore estos temas en su práctica y, por ello, este texto aborda la música sintrópica, una propuesta orientada a la creación musical y guiada por los conceptos de la Ecología Sonora, de Schafer, y Ecología Profunda, de Arne Naess. Para ello, a la luz de estos campos, se discuten los postulados y elementos fundamentales que constituyen esta propuesta artística. Además, se presentan algunos resultados relacionados con su aplicación práctica en el campo de la Educación Musical, que evidencian su aplicabilidad para la formación docente del área respectiva.
||Desde o surgimento do campo da Ecologia Sonora, no fim da década de 1960, e no decorrer do trabalho composicional de Raymond Murray Schafer, o uso das paisagens sonoras como matéria-prima para a criação de música têm recebido atenção entre alguns compositores. Com o crescente foco dado às preocupações ecológicas na atualidade, amplia-se a necessidade de o campo da Música incorporar essas questões em seu fazer e, por isso, trata-se, neste texto, da música sintrópica, proposição voltada para a criação musical e orientada pelos conceitos da Ecologia Sonora, de Schafer, e da Ecologia Profunda, de Arne Naess. Para isso, discutem-se, à luz desses campos, os postulados e elementos fundamentais constitutivos dessa proposta artística. Além disso, ainda se apresentam alguns resultados relacionados com a sua aplicação prática no campo da Educação Musical, que dão indícios de sua aplicabilidade para a formação de professores na respectiva área.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Leal, Sergio
Data
20 de dezembro de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79407 | 10.5216/mh.v24.79407
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; Vol. 24 (2024): Música Hodie | Música Hodie; v. 24 (2024): Música Hodie | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
syntropic music | Sound Ecology | Deep Ecology | composition with soundscapes | Musical Education | sound education | música sintrópica | Ecologia Sonora | Ecologia Profunda | composição com paisagens sonoras | Educação Musical | educação sonora | musica sintropica | Ecología Sonora | Ecología Profunda | composición con paisajes sonoros | Educación Musical | educación sonora
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion