Descrição
This work tries to stablish a stage design definition as exclusive of the scenic environment planning of theatre activity. We verify the existence of a double space, part of it physical and efficient and part an immaginary product of complicity. Through scenic action significative elements analysis we can stablish a stage-public relationship, in an immaginary field. Then w e verify in which way this kind of environment intervenes into physical space, both urban or inside a building. In the sequence we describe a dramatic intervention (just promoted by color lighting) into an architectural place known by the public, and the public reaction facing it||0 trabalho procura estabelecer uma definição para cenário como exclusivo do planejamento do ambiente cênico do espetáculo. Verifica-se uma duplicidade de espaços, um físico e eficiente, outro imaginário e cúmplice. Através da análise dos elementos significativos da ação cênica pode se estabelecer uma relação entre o público e a cena, no âmbito do imaginário. Verifica-se de que maneira este ambiente intervém no espaço físico, tanto urbano quanto edificado. Descreve-se, a seguir, uma intervenção com uma linha dramática (promovida por luzes coloridas) em um ambiente arquitetônico conhecido pelo público, e suas reações diante da intervenção