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30 years without Manuel da Fonseca: considerations on the theme of childhood in his short stories||30 anos sem Manuel da Fonseca: : considerações sobre o tema da infância em seus contos
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Metadados
Descrição
2023 marks 30 years since the death of one of the great exponents of the Portuguese neorealist movement, Manuel da Fonseca. On the occasion of this anniversary, it is important for us to review his work, rethink it and reflect on aspects that confirm its originality. Thus, although we take into account all of his work, we take as a corpus the collection of short stories Aldeia Nova. Among several interesting themes in the narratives, childhood draws attention because it is worked on in a particular way by Manuel da Fonseca: the child is not only the center of some of the stories, but is also responsible for focusing the events and permeates the entire book. The reader has contact with the harsh reality of the fictional space through the curious, innocent and discovering eyes of these characters who, while not actively participating in the socioeconomic system, analyze it in a different and revealing way. This entire look is marked by the playful use of poetic prose. Therefore, the aim of this work is to verify the relevance of children’s issues in Manuel da Fonseca’s narrative construction, starting from two short stories from Aldeia Nova: “O primeiro camarada que ficou no caminho” and “Sete-estrelo”. To this end, we took ‘close reading’ as a methodology and as the main basis the Discurso da narrativa, by Gérard Genette ([197-]) and “O concerto dissonante da modernidade”, by Antônio Donizeti Pires (2006).||2023 marca 30 anos da morte de um dos grandes expoentes da corrente neorrealista portuguesa, Manuel da Fonseca. Pela ocasião da efeméride, importa-nos rever sua obra, repensá-la e refletir sobre aspectos que confirmam sua originalidade. Assim, embora levemos em conta toda a sua obra, tomamos como corpus a coletânea de contos Aldeia Nova. Dentre diversos temas interessantes nas narrativas, o da infância chama a atenção por ser trabalhado de forma particular por Manuel da Fonseca: a criança não é só o centro de algumas das histórias, como também é responsável pela focalização dos acontecimentos e perpassa a totalidade do livro. O leitor tem contato com a áspera realidade do espaço ficcional através do olhar curioso, inocente e descobridor dessas personagens que, não participando ativamente do sistema socioeconômico, analisam-no de um modo diferente e revelador. Todo esse olhar é marcado pelo uso lúdico da prosa poética. Logo, pretende-se, com este trabalho, verificar a relevância da questão infantil na construção narrativa de Manuel da Fonseca, partindo de dois contos de Aldeia Nova: “O primeiro camarada que ficou no caminho” e “Sete-estrelo”. Para tal, tomamos como metodologia o close reading e como embasamento principal o Discurso da narrativa, de Gérard Genette e “O concerto dissonante da modernidade”, de Antônio Donizeti Pires.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ribeiro, Gustavo de Mello Sá Carvalho
Data
6 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/18727 | 10.58943/irl.v1i57.18727
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
ITINERÁRIOS – Revue de Littérature; No 57 (2023): AFETOS, DIÁLOGOS E RESILIÊNCIAS: A literatura portuguesa e as literaturas de língua portuguesa no mundo pós-pandemia | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura; n. 57 (2023): AFETOS, DIÁLOGOS E RESILIÊNCIAS: A literatura portuguesa e as literaturas de língua portuguesa no mundo pós-pandemia | 0103-815X | 10.58943/irl.v1i57
Assuntos
Neorrealismo | Manuel da Fonseca | Infância | Aldeia Nova | Prosa poética | Neorealism | Manuel da Fonseca | Childhood | Aldeia Nova | Poetic prose
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion