-
A A Educação para Relações Étnico-Raciais na Educação Profissional e Tecnológica: : Um Estudo de Caso no IFSul
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is a separate section of the research project for the ProfEPT/IFSul master's degree program in Professional and Technological Education and focuses its analysis on the Afro-Brazilian and Indigenous Studies Centers (NEABIs). The aim of this study is to provide a grounded analysis of the implementation of Laws No. 10.639/03 and No. 11.645/08 in the promotion of Education for Ethnic-Racial Relations within the institutional framework of IFSul, based on the perspectives and reports of the coordinators of these NEABIs. Using a methodological approach of a qualitative nature, this study sought to describe the actions taken by the NEABIs to put the aforementioned legislation into effect by conducting semi-structured interviews with the coordinators of these centers. The study demonstrates the importance of the NEABIs' actions in ensuring that laws on racial issues are applied at IFSul and contributing to the training sought by the institution.||Este artigo constitui uma seção destacada do projeto de pesquisa do programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT/IFSul, e centraliza sua análise nos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABIs). O objetivo deste estudo é fornecer uma análise fundamentada sobre a implementação das Leis n.º 10.639/03 e n.º 11.645/08 na promoção da Educação para as Relações Étnico-Raciais no âmbito institucional do IFSul, com base nas perspectivas e relatos dos coordenadores dos referidos NEABIs. Utilizando uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, este trabalho descreve as ações desenvolvidas pelos NEABIs para a efetivação das legislações mencionadas, através da realização de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses núcleos. O estudo demonstra a importância das ações dos NEABIs para que leis de temática racial sejam aplicadas no IFSul, contribuindo para formação pretendida pela instituição.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Marcell | Junior, Nei Jairo
Data
1 de abril de 2024
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/11182 | 10.18316/recc.v28i3.38582
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 3 (2023) | 2236-6377
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion